PUBLICIDADE

Tribunal de Justiça entrega orçamento de 2017 mantendo mesmo índice deste ano

PUBLICIDADE

O Plano de Trabalho Anual (PTA) do Poder Judiciário de Mato Grosso para o ano de 2017 foi entregue ao governo do Estado ontem. A Coordenadoria de Planejamento (Coplan) decidiu pelo congelamento do orçamento para 2017, no mesmo valor executado este ano, que seria na casa de R$ 1 bilhão.

O plano foi aprovado pelo Tribunal Pleno em votação realizada, na última quinta-feira, e enviado ao Poder Executivo com a ressalva de manter a porcentagem de 7,7% da Receita Corrente Líquida (RCL) ao Judiciário conforme o orçamento de 2016.

Em reconhecimento ao trabalho executado, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, visitou os servidores da Coplan nesta sexta-feira. “Fiz questão de vir pessoalmente dizer meu muito obrigado a vocês. Foi feito um trabalho hercúleo para o curto espaço de tempo em que o governo abriu o orçamento para que nós pudéssemos fazer o nosso e submeter às correções. Agradecemos o empenho e a dedicação. Nós somos uma equipe só”, ressaltou o presidente, acompanhado da diretora-geral do TJMT, Suseth Lazarini, e da vice-diretora, Vânia Monteiro da Silva.

Para a assessora de Planejamento Vera Lícia de Arimatéia Silva, a presença do presidente na Coplan valoriza os servidores e traz o reconhecimento após o trabalho de confiança que foi executado. “A gente se sente bem feliz com a presença do presidente e o reconhecimento dele. Não é sempre que recebemos a visita do presidente para trazer uma palavra de agradecimento à equipe. Todos os anos temos esse trabalho de confecção do orçamento e este ano em específico foi ainda mais suado por conta das tratativas com o governo”.

O coordenador de Planejamento, Afonso Maciel, explica que este ano – diferentemente dos anos anteriores – houve quatro cenários de negociação diferentes, o que dificultou ainda mais o já complexo trabalho da equipe de planejamento.

“Primeiro o Executivo apresentou o corte no orçamento dos poderes em 30%. Tivemos que fazer várias simulações em cima dessa porcentagem. Depois o Executivo apresentou o cenário com corte de 20%; foi outro trabalho feito para projetar o que era possível. Em seguida, veio um terceiro cenário de redução de 15%, que é inclusive o que está na LDO na Assembleia. Por fim, surge o quarto cenário, que foi o congelamento, contudo, o Tribunal Pleno decidiu por solicitar o percentual integral”.

Apesar da atuação intensa e corrida destacada pelo presidente na visita, Afonso considera que as dificuldades foram importantes para o crescimento de todos. “Foi muito trabalho, mas ao mesmo tempo foi enriquecedor porque com a escassez de recursos, pudemos ter uma discussão mais ampla e efetuar simulações e cenários para alocar melhor os recursos dentro do Poder Judiciário”.

A técnica judiciária do setor de Projetos, Cássia Cristina Costa Vilella, confirma a dedicação de toda a equipe da Coplan e se sente valorizada com o agradecimento pessoal do presidente Paulo da Cunha. “A gente passa mais da metade do ano trabalhando na elaboração do PTA. Tudo tem que estar encaixado: o planejamento estratégico, os projetos e o orçamento. É um trabalho árduo, que desempenhamos com seriedade. A presença do presidente aqui valoriza ainda mais o trabalho que a equipe vem desenvolvendo”.

Antes da votação final no Tribunal Pleno, foram realizadas reuniões com a Comissão Permanente de Orçamento e Assuntos Financeiros do TJ, com o Comitê Orçamentário de 2º Grau do Poder Judiciário, conforme a Resolução 195/2014 do CNJ, além do Comitê Unificado do Poder Judiciário, em cumprimento à Resolução 194/2014, e uma reunião ampliada entre os desembargadores da Corte, Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus) e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançada pela prefeitura chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Governo de MT inaugura amanhã 23 km de asfalto no Médio Norte

O governador Mauro Mendes vai inaugurar nesta quarta-feira (17),...

Sinop: Senado encaminha ao governo proposta criando Universidade Federal do Norte

A comissão de Educação do Senado decidiu, em audiência,...
PUBLICIDADE