PUBLICIDADE

Tribunal de Contas implanta ajustes no APLIC; mudanças já vigoram em janeiro

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Consultoria Técnica, informa aos jurisdicionados que ajustes no leiaute das tabelas do APLIC entrarão em vigor a partir de 11 de janeiro. Com as mudanças, o TCE passa a exigir informações extras às unidades gestoras, como a inclusão da estimativa do impacto orçamentário-financeiro nos casos disciplinados pelo artigo nº 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Tal artigo determina a apresentação da estimativa do impacto nos casos de criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa aos cofres públicos. Mas o gestor também precisa estar atento a outras novidades que serão exigidas pelo APLIC a partir de 2010.

Uma das mudanças consiste no controle de ressarcimentos aos cofres públicos – sejam eles determinados ou não pelos Tribunais de Contas – que deverá ser informado mensalmente. Outra exigência que passa a vigorar com o novo leiaute é a remessa das peças de planejamento – Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – com o detalhamento das metas fiscais e financeiras de cada ação governamental.

O consultor de Desenvolvimento Institucional do Tribunal, Alan Fernandes Pimenta, destaca que a implantação das mudanças tem como objetivo central a melhoria do controle externo concomitante. “Esse é o nosso foco, dentro da tendência de aperfeiçoar cada vez mais a prestação de contas dos municípios mato-grossenses”, destaca.

Os gestores também precisam estar atentos a outro ajuste implantado pelo Tribunal de Contas para o exercício de 2010, desta vez na tabela interna “Elenco de Contas”. O ajuste nas contas de receita e despesa se dá em consonância com a Portaria-Conjunta nº 01/2009 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), assim como considera a intenção do TCE-MT em adequar o elenco ao Plano de Contas do Governo Federal (SIAFI).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE