PUBLICIDADE

Tribunal aponta ‘gestão em dificuldade’ em Guarantã mas indicadores acima da média

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Thiago Bergamasco/arquivo)

O Tribunal de Contas do Estado encaminhou recomendação ao prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves que elabore um planejamento estratégico com metas específicas nas áreas de Saúde e Educação. A indicação foi feita pelo relator das contas de Governo do município, conselheiro interino Moises Maciel, ao avaliar a arrecadação das receitas orçamentárias, a série histórica de 3 anos houve crescimento nos exercícios de 2014 a 2016, seguido de uma queda em 2017, tendo as receitas próprias atingido no exercício financeiro do ano passado um percentual de 15,65% da receita total do município, já descontada a contribuição ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundeb.

Na Educação, o município apresentou desempenho superior à média Brasil em 9 dos 10 indicadores avaliados, obtendo pontuação 9, bem superior a média estadual que é 6,5. Na Saúde, superou a média Brasil em 3 e ficou próximo em 1 dos 10 indicadores analisados, atingindo assim pontuação abaixo da média estadual.

Quanto ao Índice Geral Fiscal dos Municípios, criado pelo TCE para avaliar o grau de qualidade da gestão fiscal, Guarantã do Norte alcançou o resultado de 0,55, superior à média estadual que é de 0,49, e obteve conceito “C”, classificado como “Gestão em Dificuldade”, o que se deve à despesas com pessoal e custos da dívida pública. As contas de Governo receberam parecer prévio favorável do pleno do tribunal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avança projeto de deputado de MT que condiciona desapropriação para reforma agrária

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural...

Justiça aprova criação de nova zona eleitoral em Sinop

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...
PUBLICIDADE