O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso vai ampliar a utilização do novo método de transmissão de resultados que utiliza a internet com meio de comunicação, que deverá atingir ao menos 550 seções eleitorais em Cuiabá e Várzea Grande, nas eleições do próximo domingo. O objetivo é atingir a meta para totalização final dos resultados das urnas, previsto para conclusão ainda na noite de domingo.
A metodologia, denominada JE Connect, será implantada em grandes colégios eleitorais e nos locais mais distantes das centrais de totalização, evitando assim os problemas com o trânsito, comprometido pelas obras da Copa do Mundo e pela própria movimentação de veículos próximo ao Centro de Eventos do Pantanal, no dia da eleição.
Grandes colégios eleitorais, como os instalados na escola estadual presidente Médici, na Escola Técnica Federal e no Ganha Tempo, que ficam no centro da capital, terão um ponto de transmissão que farão o encaminhamento dos resultados para os computadores do Tribunal.
Os votos dos eleitores que moram na periferia da cidade, como os localizados na região conhecida como cinturão verde, e os votos dos eleitores do distrito da Guia, que fica a cerca de 40 km da capital, também serão transmitidos via internet no momento em que for encerrada a votação, previsto para às 17 horas de domingo.
Apesar de utilizar uma rede de dados pública como a internet, as informações obtidas pelas urnas eletrônicas receberão um tratamento especial, e serão repassadas utilizando a tecnologia de criptografia que impossibilita a alteração das informações por criminosos cibernéticos.
O método de transferência de resultados também será utilizado no interior do Estado, como na cidade de Cláudia, cujo resultado das urnas serão transmitidos, via internet, para a central de totalização na sede da 32ª Zona Eleitoral, instalada em Sinop.