O Tribunal de Justiça de Mato Grosso abriu inscrições para vaga do desembargador José Jurandir de Lima. Ele foi aposentado compulsoriamente por ter sido condenado por nepotismo, ele teria empregado os filhos no órgão. A escolha será pelo critério de merecimento.
A portaria que decretou a aposentadoria compulsória do desembargador foi publicada no início do mês. José Jurandir se mantinha no cargo por força de liminar, que foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele teria empregado os filhos em cargos comissionados entre os anos de 2001 a 2006.
Apesar de terem sido abertas as inscrições para preenchimento da vaga o Pleno do tribunal não estaria completo devido ao afastamento do desembargador Evandro Stábile, acusado de envolvimento em um suposto esquema de venda de sentenças quando presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em 2010, durante a Operação Asafe.
Os últimos juízes promovidos para vagas de desembargadores no tribunal foram Adilson Plegato de Freitas e Cleuci Terezinha Chagas, eleitos por antiguidade e merecimento, respectivamente, em março deste ano.