O suplente de vereador Roberto Trevisan, o “Betão”, é o novo secretário municipal de Governo. Ele confirmou, ao Só Notícias, ter aceitado o convite do prefeito Juarez Costa (PMDB) e agora apenas aguarda a publicação da nomeação, ainda esta semana, para assumir o cargo oficialmente. Contudo, desde ontem já atua, informalmente, na articulação entre executivo e legislativo.
Betão afirmou que vai dar sequência ao trabalho desenvolvido pelo ex-secretário Ademir Bortoli (PROS), que deixou a pasta para reassumir na Câmara de Vereadores. “Vamos fazer o que Ademir vinha fazendo, atuando na harmonia entre o Executivo e o Legislativo”, destacou, ao acrescentar que o embate no tocante ao IPTU não abalou a relação entre os poderes. “Não foi atingida, pelo menos a relação com a base aliada continua”.
O prefeito sofreu desgaste após embate com entidades a respeito do aumento do IPTU, que chegava a 40%. Após meses de diálogos, na semana passada, recuou e encaminhou ao Legislativo o Projeto de Lei Complementar que altera o código tributário vigente, estabelece novos valores a partir da alteração da tabela de valor venal das edificações e revoga o grande aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano que, em alguns casos, ultrapassou 40%. O IPTU deve subir 20% mais a correção inflacionária (o que deve chegar a 26%).