Apesar de não estipular prazo diferenciado para que os secretários de seu staff que disputarão as eleições deixem o cargo, como fez o governador Silval Barbosa (PMDB), o prefeito Mauro Mendes (PSB) estipulou que aqueles que desejarem disputar o pleito deverão comunicá-lo com 15 dias de antecedência da data final estipulada pelo calendário eleitoral.
Mendes explica que eles poderão permanecer no comando das pastas até o prazo limite definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é 5 de abril, seis meses antes das eleições, mas que precisarão avisá-lo com este prazo para que ele possa programar as alterações no secretariado.
Até lá, o prefeito afirma que não trabalhará com especulações e não pretende pensar em substituições por enquanto. Contudo, as principais alterações no staff devem se centralizar no próprio PSB, do qual ele preside o diretório regional.
Entre os nomes já cotados para disputas as eleições, estão os dos secretários municipais de Esporte, Carlos Brito (foto); de Cidades, Suelme Biela Fernandes, e de Governo, Fábio Garcia, todos do PSB. Caso eles realmente sejam candidatos, deverão fazer comunicar a decisão oficialmente até 21 de março.
Mendes reconhece que, como dirigente partidário, precisaria pensar na indicação de novos quadros e dos nomes para a disputa, mas que, sua prioridade é a administração municipal e não pode confundir os papéis, por isso, só pensará nas substituições que forem realmente necessárias no momento oportuno.
Brito e Suelme disputariam uma vaga na Assembleia Legislativa. No entanto, o secretário de Cidades afirma que sua pretensão, pelo menos a princípio, é permanecer no comando da pasta e apoiar um companheiro de partido. Já Garcia vem despontando como o principal nome do PSB para concorrer à uma cadeira na Câmara dos Deputados. A meta de conquistar pelo menos um mandato de deputado federal já é tida como prioritária pelo partido.