O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) inicia na segunda-feira (30) o treinamento dos técnicos responsáveis pelo suporte e manutenção das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições gerais de outubro. Ao todo, serão treinados 244 técnicos, a serem lotados nos cartórios eleitorais do Estado. As aulas terão início às 8h com previsão para encerramento às 18h e serão ministradas em uma universidade de Cuiabá.
Os técnicos de urna, como são conhecidos, além de capacitados para operar os sistemas inseridos no equipamento eletrônico e de votação, também conhecerão as rotinas de contingência para substituição das urnas que apresentarem falhas durante a votação. A capacitação também inclui o manuseio do sistema de apuração de votos em cédulas, que atenderá os casos onde a substituição dos equipamentos defeituosos não forem suficientes para manter o voto eletrônico.
O conteúdo do treinamento, entre aulas teóricas e práticas, consumirá dois dias de atividades. O TRE aplicará os conhecimentos em quatro turmas simultaneamente, utilizando cem urnas para os treinamentos práticos. Cada turma será comandada por um instrutor e três monitores designados pela Justiça Eleitoral.
"Essa contratação temporária disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral é fundamental para os trabalhos dos cartorários, pois além de atuarem no suporte técnico especializado, esses colaboradores auxiliarão os cartórios eleitorais em atividades como treinamento de mesários e também na cerimônia de carga e lacre das urnas", comentou Franklânio Maciel, presidente a Comissão de Suporte Técnico às Urnas Eletrônicas do TRE.
Os serviços de suporte especializado às urnas eletrônicas são disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral através de contrato firmado com o grupo Probank de Tecnologia.