PUBLICIDADE

TRE rejeita embargos e não concede registro para candidato a prefeito em Colíder

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou, hoje, na última sessão plenária antes das eleições, embargos de declaração e não concedeu registro de candidatura para o ex-prefeito Jayme Marques, que é candidato a prefeito. A procuradoria regional eleitoral rejeitou os recursos. Cinco magistrados votaram para não conceder o registro e dois para deferir os registros.

O relator, juiz federal Ciro Arapiraca, manifestou que a “jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que a inelegibilidade aplica-se a pessoas condenadas por improbidade administrativa com trânsito em julgado, permanecendo inelegíveis por oito anos após o cumprimento da pena. No caso, na decisão condenatória, com trânsito em julgado em 23/06/2022, impôs-se ao recorrido a suspensão dos direitos políticos por quatro anos”.

O juiz acrescentou que a inelegibilidade de Jaime, “portanto, perdurará até 23/06/2030, conforme a legislação aplicável e entendimento pacificado pelo TSE” e “indeferido o registro de candidatura para as eleições 2024, em razão da inelegibilidade imposta pela Lei Complementar nº 64/90”.

O juiz lembrou quem em 2020, quando Jaime foi candidato, “não havia a suspensão dos direitos políticos” ao se referir as eleições de há 4 anos quando ele foi candidato a prefeito.

A defesa de Jaime alegou que “o acórdão padece dos vícios consistentes em erro material (premissa fática equivocada) e contradição, caracterizando-se como decisão ultra petita, ao argumento de que o registro de sua candidatura restou indeferido por fundamento diverso (inelegibilidade) daquele que foi objeto da peça recursal (condição de elegibilidade), ao mesmo tempo em que teria se alinhado com a sentença quanto ao afastamento da suspensão de seus direitos políticos, com a aplicação, no caso, do instituto da detração”.

A coligação de Jaime pode recorrer da decisão do TRE.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...

Abilio promete fechar Empresa Cuiabana de Saúde: “está falida”

Em vistoria ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), hoje,...
PUBLICIDADE