sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

TRE reinicia hoje julgamento de recurso de prefeito cassado de Santa Carmem

PUBLICIDADE

O TRE reinicia hoje à tarde o julgamento do recurso que requer a reforma da sentença de primeiro grau que cassou o prefeito de Santa Carmen, Rudmar Nunes Camasola (PSDB), por compra de votos. O recurso encontra-se com o juiz membro do TRE José Pires da Cunha que, na terça-feira passada (10) pediu vistas do processo e como não pode participar da sessão de quinta-feira (12), pois foi convocado para reunião no Tribunal Regional Federal, adiou para hoje a conclusão do julgamento.

Além de José Pires da Cunha, faltam votar o juiz-membro Milton Alves Damaceno e, em caso de empate, o presidente do TRE, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa.
Por enquanto, o placar é favorável à manutenção de Camasola no cargo de prefeito. O juiz-membro relator do recurso, Alexandre Elias Filho, votou pelo provimento do recurso, isto é, pela reforma da sentença do juiz da 22ª Zona Eleitoral que cassou o prefeito. Alexandre Elias entendeu que não existe no processo “provas robustas que ensejam a cassação do prefeito eleito”. Segundo o juiz, não ocorreu compra de votos, apenas pagamento de cabos eleitorais. Os juízes Renato César Vianna Gomes e Marcelo Souza de Barros acompanharam o voto do relator.

Já o terceiro vogal, desembargador Antonio Bittar Filho, divergindo do relator, votou pela manutenção da sentença, vislumbrando a prática do crime eleitoral. Para o magistrado, a compra de votos está evidenciada pelo fato de que na prestação de contas do candidato não consta o pagamento dos supostos cabos eleitorais.

Um dia após as eleições de 3 de outubro de 2004, por determinação do Juízo Eleitoral da 22ª Zona, a Polícia Militar prendeu políticos e eleitores de Santa Carmem, quando os últimos recebiam pagamento alusivo a atividade eleitoral. Além das 34 pessoas detidas, foram recolhidos cerca de R$ 1.200,00 e uma lista para pagamento contendo 121 nomes, em ordem alfabética, da letra A a E.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE