sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

TRE-MT regulamenta poder de polícia para propaganda eleitoral

PUBLICIDADE

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal, assinou ontem, o provimento que regulamenta as rotinas para o exercício do poder de polícia no que se refere ao processamento das notícias de irregularidades relativas à propaganda eleitoral.

O documento estabelece as condutas a serem adotadas pelos juízes eleitorais como, por exemplo, registrar as notícias de irregularidades apresentadas ao cartório eleitoral no Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos (SADPweb) e encaminhá-las ao juiz eleitoral.

No caso de notícias encaminhadas pela Ouvidoria Eleitoral, o cartório, além de registrar no SADPweb, também deverá registrá-la no Sistema Informatizado da Ouvidoria. O juiz eleitoral poderá designar servidores lotados nos cartórios para atuar como fiscais da propaganda.

Além disso, o provimento veda a possibilidade dos juízes eleitorais de instaurar, de ofício, procedimento visando punir irregularidades na propaganda eleitoral, devendo ele remeter os autos ao Ministério Público Eleitoral após a adoção de todas as providências (diligências para coleta de elementos que constatem a irregularidade, registro e autuação, intimação das partes, certificação da regularização, retirada ou suspensão da propaganda).

O poder geral de polícia sobre a propaganda eleitoral realizada em Mato Grosso será exercido em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Barra do Garças, pelos juízes eleitorais designados pela Resolução TRE-MT nº 626/2010, Mário Roberto Kono de Oliveira, Jones Gattass Dias, Antonio Veloso Peleja Junior e Otávio Vinícius Affi Peixoto, respectivamente, e nos demais municípios pelos juízes das respectivas Zonas Eleitorais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE