sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

TRE marca para abril eleição em município mato-grossense para escolha de prefeito

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Os quase 5 mil eleitores do município de Bom Jesus do Araguaia ( um dos menores municípios do Estado, localizado na região Nordeste a 1 mil km de Cuiabá) voltam às urnas, no próximo dia 7 de abril, para escolher o prefeito e o vice-prefeito que comandarão o Executivo até dezembro de 2020. A eleição suplementar foi autorizada porque o prefeito reeleito em 2016, Joel Ferreira e seu vice, Edmarcio Moreira da Silva, tiveram os mandatos cassados por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (votos).

Todas as fases da realização da eleição suplementar estão previstas na resolução aprovada, ontem, pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O normativo regulamenta a realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos, o registro de candidaturas, a impugnação e a notícia de inelegibilidade, a sentença e os recursos e a propaganda eleitoral.

A assessoria do TRE informa que a coligação “Construindo uma Nova História” interpôs no Juízo da 53ª Zona Eleitoral uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Joel e Edmarcio, sob a acusação que o prefeito e candidato à reeleição teria incorrido em abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. Entre as práticas ilícitas imputadas aos eleitos está a utilização de maquinário da Prefeitura para construção e reformas de açudes e represas em quase 100 propriedades rurais particulares.

Em setembro de 2017, a juíza eleitoral Janaína Cristina de Almeida julgou improcedente o recurso, a coligação recorreu ao TRE que, em julho do ano passado cassou os diplomas de Joel e de Edmarcio, os quais foram declarados inelegíveis por 8 anos e penalizados ao pagamento de multa no valor de R$ 31.923 mil. Os cassados apresentaram embargos de declaração, que foram rejeitados pelo pleno em agosto.

Joel e Edmarcio interpuseram mais um recurso (especial) e em outubro o presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal, em decisão monocrática, negou seguimento. Joel e Edmarcio não recorreram desta decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE