Hoje, das 14:00h às 18:00h, Sinop estará sediando um encontro com sete juízes eleitorais das Comarcas de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Colíder, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Juara. Eles ouvirão do presidente do TRE, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, e do vice desembargador Antônio Bitar Filho, o cronograma de trabalho e outros aspectos definidos pelo tribunal sobre a realização do referendo do desarmamento, no dia 23 de outubro.
Além dos aspectos administrativos do Referendo (orçamento, requisição de servidores, alimentação, segurança, etc) e os jurisdicionais (fiscalização de propaganda, representações, reclamações, resoluções, prazos, procedimentos), também serão discutidos os procedimentos de informática (urnas eletrônicas, técnicos de urnas, sistemas e logística) e, inclusive, a divulgação dos resultados da votação.
Os preparativos para o referendo são os mesmos de uma eleição normal, mas o TRE geralmente trabalha com um calendário de 12 meses para organizar uma eleição só terá três meses para tomar todas as providências necessárias. Por conta disso e levando em conta a proximidade entre os municípios sedes de zonas eleitorais.
O encontro regional será em um hotel, na avenida dos Jacarandás, e visa discutir diversos assuntos relacionados ao Referendo sobre Venda de Armas, que será no dia 23 de outubro. Os juízes auxiliares da presidência, Agamenon Moreno e Rodrigo Roberto Curvo também participarão.