PUBLICIDADE

TRE começa percorrer comarcas e definir plano de segurança

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso deu início às reuniões nas cidades pólo de Mato Grosso para cuidar da segurança nas Eleições Gerais de 2010. A caravana, que saiu de Cuiabá e vai percorrer sete municípios, é composta pelo juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, Rodrigo Curvo; pelo major Valter Razera e tenente-coronel Cleucimar Rabelo, da Polícia Militar; e pelo delegado e corregedor do departamento regional da Polícia Federal, Adersson Vieira. Nesta segunda-feira eles se reuniram em Porto Alegre do Norte, sede da 28ª Zona Eleitoral, distante cerca de 1100 km de Cuiabá. Os juízes responsáveis pelas zonas eleitorais adjacentes também participam das reuniões.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TRE, Rodrigo Curvo, a intenção das parcerias com as instituições policiais é a elaboração de ações preventivas visando garantir a segurança, tranqüilidade e lisura do pleito eleitoral. "O objetivo é que se identifique a realidade do local e se designe oficiais da polícia para manter contato direto com a Justiça Eleitoral", disse o magistrado. Ele observou ainda que "as reuniões também servirão para eliminar possíveis ruídos de comunicação entre o TRE e as instituições de segurança".

Conforme demonstração do planejamento prévio elaborado pela PM, o tenente coronel Rabelo considerou a utilização de experiências de eleições anteriores que obtiveram sucesso.

Foi feito o levantamento dos locais de difícil acesso, para garantir a segurança da urna até o local de votação. "A questão principal são os pontos de conflito existentes no município, principalmente os localizados na área rural", ressaltou o tenente.

Ele ainda esclareceu que uma ação especial será realizada nos presídios, tendo em vista a possibilidade de presos provisórios votarem nas próximas eleições.

A antecipação de policiamento, com ações de trânsito e desarmamento, por exemplo, é uma atuação de prevenção que será realizada principalmente nas áreas de conflito destacadas pelos juízes responsáveis pelas 60 Zonas Eleitorais de Mato Grosso.

A juíza eleitoral de Porto Alegre do Norte, Cristiane Padim da Silva, alertou sobre a necessidade de reforço da segurança nas regiões de Nova Floresta, que possui 1.028 eleitores; Canta Galo, com 1.173 eleitores; e na área conhecida como Pé Inchado, também com cerca de 1 mil eleitores.

Segundo a juíza Cristiane Padim, essas regiões exigem uma atuação mais rígida das forças policiais. "Os abusos nessas regiões são prática comum. Nesse caso serão necessárias operações, principalmente, a realização do desarmamento", ressaltou a magistrada.

A juíza de Porto Alegre ainda alertou para os possíveis conflitos causados pela demora na votação, tendo em vista a quantidade de candidatos a serem eleitos na eleição de 2010 (são seis candidatos).

O juiz de São José do Xingu, João Francisco, alertou para a necessidade de reforço policial na região, haja vista a distância e as dificuldades de acesso ao local.

Já o magistrado responsável pela 15ª Zona Eleitoral de São Félix do Araguaia, Marco Antônio Canavarros, expôs sua principal preocupação relacionada à região de Posto da Mata e a região dos Baianos. "A região não é considerada zona de conflito, mas a atuação preventiva seria primordial", disse o juiz.

Na explanação feita pelo delegado federal, Adersson Vieira, a principal dificuldade da Polícia Federal é instruir com qualidade os processos relacionados aos crimes eleitorais, especialmente pelas perdas dos flagrantes. A busca do trabalho em parceria com as polícias Militar e Civil trará a possibilidade de um levantamento mais substancioso das denúncias crime, como forma de comprovar a materialidade das infrações eleitorais.

"Utilizar o efetivo das polícias estaduais disponíveis nos locais, para proceder na juntada de documentação preliminar para que não se percam elementos mínimos de lastro probatório, podendo assim ter a expectativa de um inquérito policial com êxito", esclareceu o delegado.

A segurança da votação dos mais de 67 mil eleitores na região de Porto Alegre do Norte será garantida por cerca de 160 policiais militares.

A reunião ocorreu no Fórum do município e contou com a presença do 10º Comando Regional do Norte Araguaia, representado pelo major José Roberto Castelo, o comandante da Companhia de Confresa, capitão Querubino Soares Neto e o comandante do núcleo de Porto Alegre do Norte, tenente Ricardo Bueno de Jesus.

A próxima reunião acontecerá em Barra do Garças, na tarde desta terça-feira, 14 de setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE