O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está cobrando dos eleitores, em Cuiabá que compareçam na data e horário agendados para o atendimento da biometria. Levantamento feito esta semana mostra que cerca de 30% dos eleitores que agendam atendimentos não comparecem, o que causa prejuízo para o órgão e para aqueles que deixam de ser atendidos em decorrência da ausência de outros.
Um sistema desenvolvido pelo tribunal aponta quais eleitores agendaram e não compareceram. Eles poderão ter dificuldades de agendar nova data e poderão enfrentar filas no período final da biometria na capital. “A Justiça Eleitoral tem realizado o atendimento de forma agendada para evitar filas ou qualquer tipo de transtorno ao eleitor. A pessoa escolhe a data e o horário que melhor lhe atende, sendo que todo o cadastro biométrico demora menos de vinte minutos. Quando alguém agenda e não comparece, gera custos ao TRE-MT e ainda ocupa uma vaga de atendimento. Estamos avaliando quais sanções podemos aplicar, como exemplo não permitir um novo agendamento em data próxima”, destacou o diretor geral do TRE, Felipe Biato.
Além de outros municípios, o cadastro biométrico dos eleitores também acontece em Cuiabá e Várzea Grande. Na capital, dos 407.290 eleitores, apenas 7.586 compareceram. E em Várzea Grande, dos 179.964 eleitores, 10.197 já tiveram os dados biométricos coletados pela Justiça Eleitoral.
Os eleitores de Cuiabá podem agendar seu atendimento para o mês de dezembro Do total de 2.060 vagas para agendamento, 240 já foram preenchidas e 1.820 ainda estão disponíveis. Em Várrzea Gramde, há muitas vagas para este mês.