sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

TRE arquiva ação de Abicalil contra Pedro Taques

PUBLICIDADE

O corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal, extinguiu sem julgamento do mérito o pedido de ação de investigação judicial eleitoral proposto pelo deputado federal Carlos Abicalil (PT) contra o senador eleito Pedro Taques (PDT).

O petista que ficou em terceiro lugar na disputa ao Senado alegava que a ata que validou a formação da chapa de Taques teria sido fraudada diante das suspeitas de falsificação de assinaturas, o que configuraria crime eleitoral.

No entanto, Vidal sustenta em sua decisão que o pedido de autenticidade do documento não pode ser feito por meio de uma ação de investigação judicial. O pedido de cassação do diploma de Taques se deu com base nas afirmações feitas a imprensa pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB) de desconhecer a própria assinatura na ata que validou a candidatura dos partidos que compuseram a coligação Mato Grosso Melhor Pra Você (PSB-PDT-PPS-PV).

Abicalil já ingressou com uma ação de impugnação de mandato eletivo no final de dezembro. O processo é relatado pelo juiz-membro do TRE, Samir Hammoud, que levará seu parecer para apreciação do plenário.

A suspeita de falsificação do documento que validou o registro de candidatura de Taques abriu crise em sua própria base aliada. O policial rodoviário federal José Medeiros (PPS) afirmou publicamente que sofreu ameaça de morte diante da resistência em assinar um documento que autorizava a transferência de primeiro para segundo suplente. A mudança visava corrigir um erro no documento entregue a Justiça Eleitoral e devolver a primeira suplência ao empresário Paulo Fiuza. Dirigentes do Partido Verde (PV) ingressaram com interpelação judicial solicitando esclarecimentos da ameaça.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE