O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso julgou 36 pedidos de registro de candidaturas e aprovou, hoje, os registros para o governador Silval Barbosa, candidato à reeleição, e o candidato a vice, Chico Daltro. O relator deste processo foi o juiz federal César Augusto Bearsi. Os candidatos a governador e a vice-governador pelo Psol, Marcos Magno de Castro Ferreira e José Roberto de Freitas Cavalcante, também tiveram os registros de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral.
Por outro lado, o TRE não concedeu registros para Valéria da Silva Nicola, Deuseni Felix da Costa e Silva e Sônia Francisca Simi, que pretendiam ser candidatas a deputada estadual pelo Partido Progressista (PP). Embora tenham sido intimadas, as três deixaram de apresentar as certidões negativas cíveis e criminais, exigidas pela Justiça Eleitoral. O relator dos três processos, desembargador Marcio Vidal, observou que as candidatas Valéria da Silva Nicola e Sônia Francisca Simi não foram escolhidas em convenção do partido pelo qual requereram candidatura. Sônia Francisca Simi sequer conseguiu comprovar que é filiada ao partido.
Álvaro José Ormond, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), teve o registro de candidatura de deputado federal indeferido, após o relator do processo, juiz eleitoral Samir Hammoud, observar que o candidato não possui filiação partidária, condição constitucional de elegibilidade.
O TRE/MT já julgou quatro Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e 36 Requerimentos de Registro de Candidaturas (RRC). A próxima sessão do Pleno do TRE acontece nesta quinta-feira, 29 de julho, com início às 8h.