PUBLICIDADE

Transporte da copa: governo fica livre para concluir VLT em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Caixa Econômica Federal (CEF) e o governador Silval Barbosa (PMDB) assinaram, esta tarde, o distrato do BRT que vai possibilitar a conclusão do novo contrato de financiamento de R$ 423 milhões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Este recurso já estava aprovado para a melhoria do transporte coletivo e agora será redirecionado para o metrô de superfície.

De acordo com a gerente regional de governo da Caixa Econômica, Marli de Fátima Ferreira Lima, a assinatura só foi possível depois da publicação no Diário Oficial pelo Ministério das Cidades, que valida a 1ª etapa de seleção da carta-consulta para contratação do empréstimo pelo Programa Pró-Transporte, que viabilizará a implantação do VLT. “Neste momento podemos fazer o distrato do contrato existente onde a Caixa financiava o BRT. Agora vamos trabalhar na concessão do VLT”.

A gerente explica ainda que o próximo passo será a autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que garantirá o endividamento do Estado para estes créditos. “Acreditamos que o processo mais demorado já passou. Enquanto esperamos a autorização nós estamos trabalhando na contratação desta operação de crédito com recursos do FGTS”.

A segunda etapa da seleção de propostas consiste na contratação de R$ 727 milhões, junto à CEF, com recursos do BNDES. A carta-consulta solicitando esse empréstimo já foi protocolada em outubro no agente financeiro. O valor efetivo do investimento no modal VLT só será conhecido mediante o processo licitatório.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PF investiga compra de votos em cidade de Mato Grosso e cumpre dois mandados

A Polícia Federal deflagrou, hoje, em Poconé (104 km...

Audiência define medidas para regularizar área no entorno de hidrelétrica no Nortão

Uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato...

Sorriso, Lucas e Nova Mutum classificados para final da 2ª edição do prêmio Cidades Inovadoras

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...
PUBLICIDADE