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Transferência da concessão da BR-163 será debatida em Sinop e entidades querem que duplicação seja priorizada

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Só Notícias/Ana Dhein (foto: Lenine Martins/arquivo)

O Sindicato Rural de Sinop sediará, nesta sexta-feira, reunião para a discussão sobre a transferência da concessão da BR-163 da concessionária Rota do Oeste para a MT Participações e Projetos (MT-PAR), do trecho Sinop-Itiquira (divisa com Mato Grosso do Sul) . Ao Só Notícias, o presidente do sindicato, Ilson Redivo, destacou que o principal objetivo com a transferência é acelerar a duplicação da rodovia (trecho Sinop-Posto Gil com extensão de 320 km) considerando que o escoamento de grãos tem aumentado na região, fazendo com que o tráfego durante a safra aumente consideravelmente.

“Esse trecho é o que impacta mais pra gente, porque do Posto Gil pra frente (sentido Cuiabá) está duplicado até Rondonópolis, com poucas exceções, tem poucos trechos de Cuiabá até Rondonópolis que estão com pista simples. Depois com o aumento do movimento e o escoamento de grãos está ocorrendo muito pelo Norte, há necessidade de trabalhar na duplicação desse eixo (Sinop-Miritituba)”, analisou Redivo.

“Daqui até Nova Santa Helena (Nortão) ou até a divisa do Estado é intrafegável, é o mesmo movimento de carreta que daqui pra Lucas do Rio Verde, o movimento na época de safra é muito intenso. Na segunda etapa, buscamos a duplicação aqui pra cima, uma coisa mais pra frente, então precisamos focar nessa etapa de duplicação até o posto Gil e depois ir por etapas nas duplicações em Matupá, Nova Santa Helena e assim vamos indo”, explicou o presidente.

Redivo também ressaltou a necessidade da implantação da ferrovia ligando Sinop a Miritituba (Ferrogrão). “Acho que nós só vamos destravar a logística da nossa região, quando implantarmos uma ferrovia. O volume de produção que nós temos não é mais compatível para você transportar isso sobre rodas, então há necessidade urgente da instalação de ferrovia, para desafogar o movimento das rodovias, além de ser um transporte mais econômico, seguro, bem mais viável. Também haverá redução do consumo de óleo diesel e, consequentemente, redução da emissão de gases na atmosfera incomparável”.

Na reunião, também será discutido o novo trecho da rodovia, entre Sinop-Mititituba, que tem a Via Brasil como concessionária. “Alguns compromissos devem ser cumpridos com o governo federal. Por conta da licitação em que foi vencedora, deve manter a pista em condições de trafegabilidade, há um trecho de cerca de 50 quilômetros de terceira pista, que correm ao longo dos 933 quilômetros, de Sinop até Miritituba, que já ajudam a desafogar o trânsito.

“Nestes trechos, há congestionamentos em questão de subidas de longo tráfego, nas serras que temos,  com a terceira faixa, nós desafogamos este tráfego. Além dessa faixa, também tem alguns trechos em que ela tem que melhorar os acostamentos e, em algumas cidades é necessário melhorar as travessias urbanas. Estes melhoramentos estão previstos na concessão, o que não estava previsto eram as travessias de Sinop, então este é um dos grandes motivos pelos quais estamos sofrendo com estas rotatórias que temos aqui, que são ineficientes para a quantidade de carros que temos nos horários de picos, tendo congestionamentos todos os dias nessas rotatórias no eixo da BR-163. São pontos de congestionamentos que ao longo do tempo precisam ser estudados”, concluiu o presidente.

Também devem estar presentes, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Rafael Vitale e o diretor Executivo do Movimento Pró Logística da Aprosoja-Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira.

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