PUBLICIDADE

Trabalhadores domésticos podem ganhar centro de orientação em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa aprovou a criação de um centro de orientação aos trabalhadores domésticos. De autoria do deputado Gilmar Fabris (PSD), a proposta passará pela análise do governador Pedro Taques (PSDB). Ela também foi encaminhada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social e à Casa Civil. Justifica a necessidade desse centro para atender a essa categoria que é formada, em sua maioria, por mulheres. Conforme pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada em 2013, são quase 7,2 milhões de empregadas domésticas. O Brasil registra o maior número de trabalhadoras domésticas do mundo. “O Brasil registrou avanços nessa área nos últimos anos com a aprovação de leis que garantem uma série de direitos a esses trabalhadores. É o caso da obrigatoriedade da carteira de trabalho assinada, jornada de trabalho de 8 horas diárias, remuneração de hora extra, dentre outros benefícios. Por isso, é importante que tenham um centro de referência para orientá-los sobre seus direitos e deveres”.

Esse tipo de serviço já está em vigor em São Paulo, sob a coordenação da Prefeitura Municipal, e faz parte do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT). Conta com importantes parceiros, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) e as secretarias de Mulheres, de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, de Promoção da Igualdade Racial. Além disso, participam a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Friedrich Ebert, ONU Mulheres e o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo.

O centro tem como principal objetivo orientar e informar sobre a nova legislação relativa ao emprego doméstico, informando ao público interessado sobre os direitos e obrigações da profissão.  “Pelos motivos expostos entendemos ser pertinente à criação desse Centro, que em muito contribuirá para a orientação de milhares de empregados e empregadas domésticas em nosso estado”, finaliza o parlamentar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE