PUBLICIDADE

Titular da Secopa terá que dar explicações sobre obras em Cuiabá

PUBLICIDADE

A sabatina do secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, está agendada para o dia 12 de março, às 14h, no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa. O secretário cumprirá agenda, amanhã, em Brasília, e por isso não poderá comparecer para os esclarecimentos referentes aos prazos e qualidade das obras da Copa do Mundo 2014. A informação foi dada pelo presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes, deputado estadual Sebastião Rezende (PR), durante a sessão matutina de hoje.

De acordo com a assessoria, os parlamentares exigem explicações sobre os motivos que emperram os avanços nas obras, já que, anteriormente, a demora na remoção de adutoras era um dos fatores responsáveis pelos atrasos. Rezende também questiona os aditivos feitos para a execução dos empreendimentos e que deverão ser esclarecidos.

A Secopa ainda deverá informar sobre os problemas estruturais apresentados nas obras já concluídas e inauguradas. Uma das preocupações se refere à segurança da população. A Trincheira Ciríco Cândia, por exemplo, está entre as obras condenadas por engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Onze obras constam no relatório elaborado por esse conselho, que aponta falhas.

O trabalho do CREA foi realizado em parceria com a CIUT durante vistorias feitas no semestre passado. Na oportunidade, o presidente do CREA, Juares Samaniego disse que visualmente as obras são de péssima qualidade. O órgão também solicitou, por inúmeras vezes, os projetos de cada obra para a análise necessária. Rezende apresentou moção de aplausos pelo trabalho do CREA em fiscalizar as obras no estado, especialmente, as relacionadas ao mundial.

“Vistoriamos várias obras e a participação de especialistas nessa área foi fundamental para a realização do trabalho da comissão. São análises específicas que dependem de profissionais gabaritados. Em algumas obras temos que verificar se há equipamentos de prevenção de acidentes por exemplo”, ressaltou Rezende, ao citar a parceria do CREA em obras executadas em São José do Xingu.

Rezende reforçou que o trabalho do CREA tem sido muito satisfatório e sem nenhum custo para o Parlamento. Tanto que, nesse momento, acredita ser desnecessária a contratação de assessoria técnica para contribuir com a atuação das comissões permanentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE