A deputada federal Thelma de Oliveira assumiu, hoje, a presidência do PSDB de Mato Grosso, no lugar do prefeito Wilson Santos, iniciando um rodízio no comando da sigla. O secretário de Saúde, Luis Soares, passa a ser o primeiro vice-presidente e assumirá a presidência no primeiro trimeste de 2010, quando Thelma se dedicará a candidatura a federal. O 2º vice-presidente passa a ser o ex-prefeito Nilson Leitão e, o deputado Guilherme Maluf, é o secretário geral. José Vitor Gargaglione assumiu a presidência do conselho de ética.
Wilson está saindo do comando para prestigiar outras lideranças do partido e buscará mais tempo também para fortalecer sua pré-candidatura a governador em 2010. O encontro dos tucanos, em um hotel na capital, também teve críticas ao governo estadual. O ex-governador Rogerio Salles, por exemplo, disse que Wilson aglutina forças de diversas siglas políticas que buscam um “governo para todos”. Para ele, o governo atual “usa a máquina de forma descarada” para se manter no poder.
Após ouvir os discursos de demais lideranças tucanas como Thelma e Antero Paes de Barros, Wilson mostrou cautela e não seguiu a linha de ataques ao governo Blairo. Disse que o PSDB está conversando com as demais siglas sobre o processo sucessório e vai ser construída uma aliança forte para 2010.