PUBLICIDADE

Tesouro aprova reestruturação da dívida de MT com governo federal

PUBLICIDADE

A proposta do Governo de Mato Grosso para a reestruturação da dívida do Estado com a União por emissão de títulos da dívida no exterior recebeu o aval da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), durante audiência, esta manhã, em Brasília, entre o governador Silval Barbosa e o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. O Governo do Estado propôs a reestruturação da dívida que duplica os investimentos do Estado e diminui os juros.

Mato Grosso é o primeiro Estado da federação a apresentar à Secretaria do Tesouro Nacional a proposta concreta de reestruturação dessa forma. A iniciativa é considerada inovadora por três instituições financeiras do exterior: Banco Safra, BS (União dos Bancos Suíços) e Banco do Brasil Internacional.

A reestruturação pode significar uma economia de R$ 500 milhões ao ano, que em vez do pagamento de juros da dívida seriam revertidos em mais investimentos.

O governador Silval Barbosa falou o que significa a reestruturação da dívida para o Estado. "No ano passado pagamos mais de 18% de juros, queremos diminuir esse percentual e também o prazo que temos para pagar a dívida com a União, que vence em 2027. Queremos trazer esse prazo de vencimento para quitar essa pendência em 2018, sete anos a menos, para que o Estado tenha uma capacidade de disponibilizar dos recursos menor do que disponibiliza hoje", concluiu Silval.

O presidente da Agecopa, Eder Moraes acompanhou o governador na audiência sobre a reestruturação da dívida.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE