sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Terra Nova cobra de Blairo maior estrutura para a Empaer

PUBLICIDADE

A pecuária leiteira e a produção de alimentos orgânicos sustentam boa parte da economia de Terra Nova do Norte -185 km de Sinop-, município que possui 60% de seus habitantes na zona rural. Para fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Poder Público e empresários do setor buscam novas formas de atração de fomentar as atividades.

Tais reivindicações foram apresentadas ao governador Blairo Maggi, durante reunião nesta terça-feira (21), no município, liderada pelo prefeito Manoel Freitas e que contou com a participação de empresários, dirigentes municipais e vereadores.

O município busca apoio do Estado para a criação de novas alternativas de renda, com a intenção de aproveitar a vocação local e agregar maior valor à produção já iniciada.

Em Terra Nova do Norte, há duas grandes cooperativas instaladas e em funcionamento. Uma, de produtos lácteos, recebe e processa 70 mil litros de leite/dia. A outra, a Portal do Amazonas, produz uma variedade de alimentos orgânicos a partir de produtos da região, entre eles, melado de cana, açúcar mascavo, guaraná em pó, em bastão e groselha, café e frango.

“Nossa necessidade é que o Governo possa nos auxiliar nas relações para buscarmos agentes financeiros que possam investir na região em atividades agroindustriais”, afirmou o prefeito Manoel Freitas, que solicitou ainda do Estado a construção de uma nova sede para a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), que dá apoio às atividades rurais no Município. A intenção é abrigar, em um mesmo local, outros dois órgãos do Governo, um escritório do Indea e uma agência da Secretaria de Estado de Fazenda.

Conforme o prefeito, a agregação de valor e a criação de novas atividades serão fortalecidas por meio da piscicultura e avicultura, principalmente. “Para isso, estamos procurando conhecer projetos já em funcionamento, como em Nova Marilândia, para que possamos dar o início a essa atividade aqui e que o governador incentivou-nos a realizar”, afirmou Freitas, ao referir-se aos projetos de avicultura.

INVESTIMENTOS – Com uma população estimada em 15 mil habitantes, Terra Nova do Norte é uma dos Municípios mais recentes do Estado e, diante das necessidades apresentadas quanto à infra-estrutura, o Governo vem buscando investir de acordo com as prioridades estabelecidas.

No setor habitacional, o Município foi contemplado com 50 unidades do Programa Meu Lar, das quais 31 já foram construídas e entregues e outras 19 estão em fase de construção.

Outra reivindicação apresentada pelo prefeito ao governador Blairo Maggi é a necessidade de pavimentação de seis quilômetros de travessias urbanas, obra que, conforme o prefeito, o Município não realizou porque não conta com recursos suficientes.

Com uma população que vive em sua maioria na zona rural, uma das principais necessidades de Terra Nova diz respeito a investimentos constantes em escolas na zona rural e reforço no transporte escolar. O Município conta com quatro escolas estaduais na zona urbana, já reformadas pelo Estado, e, ainda, nove pólos educacionais na zona rural, com uma frota de 25 veículos para atendimento.

Dentro do Programa Estradeiro, o Município foi beneficiado com o sub-programa Pró-Reforma, que destinou R$ 108 mil para a recuperação de maquinários, que serão utilizados na manutenção de trechos não pavimentados de rodovias vicinais e estaduais na região.

PRIORIDADES – Diante das reivindicações apresentadas, o governador Blairo Maggi falou das prioridades que o Estado busca encaminhar aos Municípios e reforçou a necessidade de o Poder Público Municipal buscar alternativas para fortalecimento das atividades agroindustriais. Quanto à pavimentação das vias urbanas, o governador afirmou que a obra constará das prioridades do Estado para o próximo ano e, disse ainda, não poupará esforços na busca por parceiros para investimentos em Terra Nova.

“É em contato com os Municípios, com a população, que podemos constatar quais as reais necessidades e o que a população espera do administrador e pode encaminhar o que está ao alcance do Estado, além do que pode contar com o apoio do Governo”, afirmou Maggi.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...

Mauro inaugura ponte e 44 km de asfalto na rodovia Juara-Alta Floresta

O governador Mauro Mendes inaugurou, esta manhã, em Juara...

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...
PUBLICIDADE