A visita oficial do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), deve ocorrer no próximo mês. A informação foi divulgada pelo deputado estadual e secretário-geral do PMDB mato-grossense, Silvano Amaral, que não descarta a possibilidade dele também passar por Sinop. A data e o horário ainda deverão ser confirmados posteriormente, conforme disponibilidade na agenda do presidente.
Segundo informações da assessoria de imprensa do deputado estadual, Temer irá participar da entrega de escrituras de terras aos assentados da Gleba Mercedes I e II, em Nova Fronteira, distrito de Tabaporã. De acordo com o governo federal mais de 100 mil assentados estão na fila aguardando pela tão esperada documentação. A visita de Temer foi pauta da reunião entre Silvano e o deputado federal e presidente do PMDB estadual, Carlos Bezerra, ontem, em Brasília.
Silvano explicou que sem esse documento o produtor rural fica impossibilitado de contrair linhas de crédito do governo federal e também ao Banco Nacional de Desenvolvimento social (BNDES). Segundo o parlamentar, centenas de produtores rurais que residem na Gleba Mercedes sofrem também com a falta de estrutura.
Mato Grosso é o primeiro estado no Brasil a ser contemplado com a titularidade de terras em 2016. Gleba Mercedes está entre os três assentamentos mato-grossenses que receberão os títulos definitivos. No país, cerca de 13 mil assentamentos aguardam a regularização de terras.