PUBLICIDADE

Técnicos da Sejusp garantem vinda da Politec para Sorriso

PUBLICIDADE

A construção da sede do Instituto Médico Legal (IML) que irá abrigar a Politec em Sorriso deverá começar no início do ano que vem. A informação é do gerente de projetos da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp), Rubem Toebe. Toebe e o coordenador do Interior da Politec, Nildeson Cândido, estiveram na tarde de hoje (30), em Sorriso, reunidos com os vereadores Chagas Abrantes (PR), Chacrinha (PR) e Profª. Marisa (PSB) para tratarem do assunto.O encontro que contou com a presença do prefeito Chicão Bedin aconteceu na Prefeitura Municipal.
Segundo ele, com a doação de uma área para abrigar o IML pela Prefeitura para o governo estadual, dá-se início ao projeto de construção do instituto. “A implantação do IML é o primeiro passo para a designação de peritos criminais para Sorriso”, disse.

Conforme Toebe, sem um local adequado para os serviços de necropsia e corpo de delito, por exemplo, não há como montar uma estrutura eficiente para os peritos. A área que o Município irá disponibilizar como contrapartida ainda não foi definida, mas o prefeito assegurou que irá oferecer um terreno compatível com as necessidades da obra. “Pelos modelos de projeto apresentados, o espaço deverá ter, no mínimo, 1.500 m² para abrigar uma construção de até 600 m²”, explicou.

De acordo com Cândido, no próximo concurso da Sejusp, serão abertas 60 vagas para peritos. Desse total, 41 serão para substituir contratados e 19 serão novas vagas. “Sorriso deverá receber quatro profissionais, no mínimo”, afirmou.
Nas próximas semanas, assim que a Câmara de Sorriso autorizar a doação da área, Toebe e Cândido estarão em Sorriso novamente. “É um processo demorado, mas que vale a pena. Quando for assinado o convênio entre Estado e Município, daremos entrada em Brasília no projeto solicitando do governo federal a liberação dos recursos para a construção”.
A obra está orçada em R$ 750 mil e será realizada com recursos dos governos federal e estadual. A manutenção e o envio de veículos como rabecão ficarão por conta do governo do Estado.

Na opinião do vereador Chagas Abrantes, a implantação de um IML que ofereça condições de trabalho, bem como da Politec, é uma reivindicação antiga da classe política e da sociedade. “Juntamente com os demais vereadores, somos autores de requerimentos solicitando esse benefício para a comunidade. Também participamos de várias audiências com o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, cobrando investimentos no Município”, enfatizou, acrescentando que os parlamentares estão satisfeitos com o início dos trabalhos. “É apenas um começo, mas estamos otimistas porque para Sorriso é uma situação humilhante ficar na dependência de Sinop. Felizmente, a Sejusp entendeu isso e está empenhada em fazer essa obra”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados aprovam orçamento de Mato Grosso para 2026 com receita prevista de R$ 40 bilhões

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram hoje, em redação...

Pivetta assume temporariamente o comando do governo de Mato Grosso

O vice-governador Otaviano Pivetta assumiu temporariamente, desde ontem, o...
PUBLICIDADE