A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados autorizou auditoria na aplicação de recursos federais em obras para a Copa do Mundo de 2014 realizadas em Cuiabá. Trata-se da Proposta de Fiscalização e Controle, proposta pelo deputado Nilson Leitão (PSDB), que teve o relatório prévio aprovado. A auditoria será feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que vai analisar os gastos com as obras de mobilidade urbana e da construção da Arena Pantanal.
Leitão argumenta que várias obras atrasaram e consumiram muito mais dinheiro público do que o previsto nos contratos iniciais, o que requer um exame mais aprofundado para averiguar se houve irregularidades ou não. “O Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso emitiu relatório informando que novos contratos emergenciais foram firmados, motivando aumento dos custos de maneira avassaladora”.
O relator da proposta, deputado Valtenir Pereira (PROS), concordou que as obras precisam ser analisadas, mesmo depois da Copa do Mundo de 2014. “Mesmo com o término e o sucesso do evento, a denúncia é atual. Assim, é inegável a oportunidade para implementar a proposta de fiscalização, que evidencia possíveis irregularidades cometidas com recursos públicos em empreendimentos voltados à Copa”, argumentou.
Ele lembrou que a obra do Veículo Leve sobre Trilhos, que seria um dos legados do mundial, só ficará pronta em 2018. Os centros de treinamento também não foram concluídos; e as obras, abandonadas.
A modernização do aeroporto, segundo Pereira, também não foi finalizada. O relator disse ainda que o Tribunal de Contas de Mato Grosso elaborou um relatório que apontou atrasos nos repasses dos recursos da União para as obras no estado.
Depois de concluído, o trabalho do TCU será enviado à comissão para a elaboração do relatório final. Esse documento, se forem constatadas irregularidades, poderá ser enviado às autoridades para que sejam tomadas as providências cabíveis.