Reportagem do jornal Folha de São Paulo, de hoje, informa a avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) nada animadora para quatro Estados, incluindo Mato Grosso, em relação as obras para a Copa do Mundo de 2014l. De acordo com o órgão federal, dos 12 estádios que serão utilizados no mundial, pelo menos quatro podem se tornar "elefantes brancos" (obra sem a devida utilização) após o torneio. São eles a Arena das Dunas (Rio Grande do Norte), o Estádio do Verdão (Mato Grosso), o Mané Garrincha (Distrito Federal) e o Estádio Vivaldão (Amazonas).
Juntos, estes quatro estádios somam a bagatela de R$ 1,94 bilhão. A reportagem da Folha aponta que essas obras terão problemas para cobrir custos de manutenção após o Mundial. Outro risco apontado pelo TCU é o fato de esses locais terem pouca tradição no futebol, além dos problemas na relação histórica entre público pagante e valor do ingresso.
O jornal noticia que o temor da entidade federal é de que aconteça o mesmo quando o país sediou os jogos Pan-Americanos de 2007. O orçamento inicial foi estourado e alguns "elefantes brancos" foram deixados na cidade do Rio de Janeiro como lembrança da má gestão do dinheiro público para a construção de obras que hoje estão abandonadas.