PUBLICIDADE

TCE reprova contas da prefeitura de Cuiabá; dívida consolidada é de R$ 1,2 bilhão

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado decidiram, esta tarde, em sessão extraordinária, reprovar, por 5 votos a 1, as contas da prefeitura da capital, referentes ao ano passado, da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O relator, Antônio Joaquim, manifestou em seu parecer contrário que há irregularidade gravíssima com a dívida consolidada líquida de R$ 1,2 bilhão. O Ministério Público de Contas também se posicionou contrário à aprovação.

“Meu voto foi estudado de forma acentuada, de forma profunda no conjunto do problema da gestão de Cuiabá. Que é um problema que todos sabem que é sério, de reincidência, de falta de controle, de gestão”, manifestou o conselheiro. No relatório, os técnicos do tribunal constataram, que a dívida do da prefeitura cresceu 255% desde 2017.

Joaquim considera que a irregularidades é de “natureza gravíssima da irregularidade, aliada a indisponibilidade financeira de pagamento de restos a pagar, reincidência das irregularidades contábeis e aumento exponencial da dívida pública, demonstram o não atendimento às recomendações deste tribunal e o comprometimento das contas”.

O voto favorável a aprovação foi do conselheiro Valter Albano com entendimento que as dívidas decorrem “principalmente de atos, ações e omissões praticados principalmente em exercícios anteriores, frustração de receitas e decrescimento de transferência da União e do próprio Estado de Mato Grosso” ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo de Mato Grosso alterando cadastro de pedófilos

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade,...

Lula volta a Mato Grosso esta semana para lançar programa e entregar maquinários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Deputada de Mato Grosso protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes no INSS

Foi protocolado nesta segunda-feira o pedido para a instalação...

TCE detecta falhas em 81% dos municípios mato-grossenses na prevenção a desastres naturais

Considerando que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes...
PUBLICIDADE