quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

TCE reforça parcerias com prefeituras e câmaras em Mato Grosso para melhorar a gestão pública

PUBLICIDADE

Tribunal de Contas de Mato Grosso vai fortalecer a ação educativa e de orientação, com a realização de mais cursos de capacitação, treinamentos e reuniões de trabalho com agentes públicos detentores de mandato eletivo e servidores. Para potencializar essas atividades, serão renovadas as parcerias com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a União das Câmaras Municipais (UCMMT). Foi o que informou o ouvidor do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, durante a posse da nova diretoria da entidade. Acompanhando o presidente Waldir Julio Tei,s na solenidade, o ouvidor falou em nome do Tribunal de Contas

Antonio disse para prefeitos, vereadores, deputados e demais lideranças na solenidade que todos presentes têm "o compromisso-dever com a melhoria da gestão pública, com o serviço público de qualidade" e o Tribunal de Contas de Mato Grosso tem trabalhado por essa cultura administrativa. "Não abrimos mão de nossa missão constitucional de fiscalizar, auditar e julgar a gestão dos recursos públicos. Porém, como instituição moderna, avançamos para a ação educativa e de orientação", acrescentou

O Ouvidor Geral ponderou que vários Tribunais de Contas já perceberam a necessidade de suprir a lacuna não preenchida pelas escolas e pelos partidos políticos, que não qualificam aqueles indivíduos que se dispõem a buscar um mandato eletivo. Da mesma forma, os TC buscam atender os anseios dos servidores públicos que também carecem de atualização e qualificação nos aspectos gerais da administração pública.

Por isso, o TCE-MT vem realizando programas de capacitação e treinamento, como Gestão Eficaz, focada nas irregularidades mais frequentes encontradas nas contas públicas, o PDI, programa com diversos eixos, com destaque para a cultura do planejamento estratégico, cursos de educação para a cidadania, a exemplo do programa educativo à distância oferecido para membros de conselhos municipais de políticas públicas.

Este ano, informou o conselheiro Antonio Joaquim, o TCE vai atuar juntamente com os vereadores dentro do programa Democracia Ativa, realizando reuniões de trabalho enfocando assuntos como a elaboração dos pareceres prévios nas Contas de Governo dos prefeitos, processo de Contas de Gestão das Prefeituras, responsabilidade dos vereadores na fiscalização da observância da Lei de Acesso à Informação (transparência) e, também, oferecendo os vereadores curso com noções gerais a respeito das Leis Orçamentárias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE