Sem apresentar irregularidades, as contas anuais de governo da Prefeitura de Vera, referentes ao exercício financeiro de 2015, sob a gestão do prefeito Nilso Vigolo, receberam parecer prévio pela aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). As contas foram analisadas e julgadas na sessão ordinária do Pleno e tendo como seu relator o conselheiro Domingos Neto (foto).
Este apontou uma piora significativa na qualidade da gestão fiscal do município. O conselheiro Domingos Neto destacou que, em 2014, Vera ocupou o primeiro lugar no ranking do Índice de Gestão Fiscal Municipal (IGFM), ao alcançar o índice de 0,87, que lhe garantiu a classificação de "Gestão de Excelência" fiscal. Já em 2015, no entanto, o município desabou para a 33ª posição do mesmo ranking, tendo alcançado a pontuação de 0,69 pontos, o que representa uma classificação de "Boa Gestão" fiscal.
Em função dessa queda no ranking do IGFM, em seu voto, o conselheiro relator recomendou ao prefeito que adote medida que assegure melhora no Índice de Gestão Fiscal Municipal – IGFM, objetivando a recuperação das posições perdidas. O conselheiro fez ainda recomendações a fim de que a gestão do município melhore a qualidade também das suas políticas públicas de saúde e educação.
A aprovação do parecer prévio pela aprovação das contas da Prefeitura de Vera se deu pela unanimidade dos membros do Pleno da Corte de Contas.
As informações são da assessoria de imprensa do TCE.