segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

TCE media com prefeitura e governo solução para dívidas com 2 hospitais em Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Tony Ribeiro/arquivo/assessoria)

Conselheiros Valter Albano, do Tribunal de Contas de Mato Grosso se reunirá, nesta quarta-feira, com representantes da prefeitura de Cuiabá, do governo do Estado, do Ministério Público Estadual e da Empresa Cuiabana de Saúde para debater o pagamento de dívidas do município que ameaçam os atendimentos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital São Benedito.  As diretrizes para a condução do trabalho já foram definidas e deverão apontar uma solução consensual para quitação dos débitos da gestão da capital com a empresa.

Instalada com urgência pelo presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, a mesa técnica foi anunciada semana passada. “Há um clima de tensão, ameaças de greves e paralisação nos atendimentos. Então, este é mais um passo importante em busca de soluções para o fim dessa crise”, pontuou. 

Questões como a repactuação da Programação Pactuada Integrada (PPI) e sua atualização como caminho para obtenção de mais recursos via Ministério da Saúde deverão ser discutidas no encontro.  

Nas últimas semanas, o tribunal tem ouvido médicos, prestadores de serviço das áreas de ortopedia, neurologia e anestesia, que apresentam uma situação delicada em relação a falta de pagamentos que pode agravar ainda mais a crise na saúde, com paralisação de cirurgias e atendimentos em Cuiabá. 

“O hospital municipal e o São Benedito concentram quase 100% das demandas de média e alta complexidade do estado. Então, vamos colocar na mesma mesa a Prefeitura de Cuiabá, o Governo do Estado, o Ministério Público e todos os atores para buscar uma solução definitiva”, explica Sérgio Ricardo ao destacar o papel do consensualismo. 

Além de Sérgio e Albano, participam da mesa técnica o relator das contas de Cuiabá, conselheiro José Carlos Novelli, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, conselheiro Guilherme Antonio Maluf e o procurador- geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Alencar, dentre outros, informa a assessoria do TCE.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE