PUBLICIDADE

TCE Mato Grosso passa a ter a partir de hoje diário oficial eletrônico

PUBLICIDADE

Com uma nova concepção de administração pública, amparada na governança eletrônica para uma gestão econômica e transparente, o Tribunal de Contas de Mato Grosso lançou hoje o Diário Oficial Eletrônico (DOE) e o Sistema Push, dois produtos do Projeto Autos Digitais. O DOE representa uma inovação na publicidade legal que adota a internet como instrumento de comunicação para divulgação dos atos processuais e administrativos do TCE-MT, bem como poderá ser utilizado para informar atos administrativos dos municípios, tais como: pregões, licitações e concursos.

Na fase inicial, o DOE será utilizado apenas pelas unidades gerenciais do TCE e gerenciado pelo Núcleo de Publicações da Secretaria Geral do Tribunal Pleno. O Diário Oficial Eletrônico será publicado na data marcada automaticamente. Numa segunda fase, o DOE será disponibilizado para os fiscalizados. " É um produto que reunirá num mesmo veículo todos os atos administrativos da gestão pública de Mato Grosso a custo zero e sem impactos ao meio ambiente. Ganha o Tribunal de Contas, 535 fiscalizados e o cidadão", disse o presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli.

A criação do Diário Oficial Eletrônico foi autorizada pela Assembleia Legislativa e durante os primeiros sessenta dias também terá publicação no Diário Oficial do Estado. Considerado mais uma ferramenta de controle social e de livre acesso para a sociedade, o DOE proporcionará economia de papel para o Estado e agilidade nos processos. "O foco é colaborar com o jurisdicionado com economia orçamentária e financeira para o Estado e municípios. Além disso é importante ressaltar a sustentabilidade desses produtos", comentou o Procurador geral de Contas, Alisson de Carvalho.

O Sistema PUSH é inovador e focado na transparência das ações do TCE-MT. Após um pequeno cadastro no Portal do Tribunal, cidadãos, advogados, contadores, jornalistas e membros do Ministério Público serão comunicados sobre o andamento dos processos de interesse através de e-mail e celular, via SMS. "Gestores e seus procuradores poderão acompanhar as decisões do TCE-MT. Basta fazer o cadastro, criar a senha e registrar o interesse em acompanhar processos identificados ou relacionados a contas de gestão e governo de municípios, Estado ou entidades", explica o técnico da TI, Olavo Lages.

O Projeto Autos Digitais é desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e recebeu sugestões de membros do Ministério Público de Contas(MPC). O primeiro produto lançado foi o sistema de Malote Digital, que reduziu em 80% a circulação de impressos no TCE-MT. Os demais produtos que fazem parte do Projeto Autos Digitais a serem lançados são: cadastro de procuradores, Assinador Eletrônico de Documentos, Pesquisa Jurisprudência, Protocolo e Plenário Virtual.

Participaram do lançamento do Sistema Push e DOE os conselheiros: Waldir Teis, Valter Albano e Domingos Neto. Os conselheiros substitutos: Luiz Carlos Pereira, Luiz Henrique Lima, Isaías Lopes da Cunha, João Batista de Camargo, Jaqueline Jacobsen Marques, Ronaldo Ribeiro de Oliveira e Moisés Maciel também acompanham a solenidade. Os procuradores de Contas: Willian de Almeida Brito Junior, Gustavo Velasco e Gustavo Coelho Deschamps também participaram da apresentação dos produtos que teve a supervisão do chefe de gabinete da Presidência do TCE-MT, Marco Aurélio Queiroz de Souza e do secretário de Tecnologia da Informação, Odilley Leite de Medeiros

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria atende mais de 13 mil pessoas em Mato Grosso

Gerenciado pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania...

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...
PUBLICIDADE