PUBLICIDADE

TCE Mato Grosso faz última sessão e cumpre metas

PUBLICIDADE

Depois de encerrar o julgamento de todos os processos de contas anuais no dia 30 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou, ontem, a última sessão plenária deste ano. O presidente do órgão, conselheiro Valter Albano, destacou que além de concluir o julgamento das contas de 2009, o TCE cumpriu todas as metas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico para 2010.

Na última sessão do ano, o pleno aprovou oito resoluções normativas propostas pelo presidente para vigorar a partir do próximo ano. Segundo Valter Albano, com essa medida o TCE está instituindo o princípio da anterioridade, que consiste em estabelecer regras para serem observadas no ano seguinte.

No caso do Tribunal de Contas, conforme destacou, isso é importante porque evita atropelos e dificuldades para os gestores públicos, proporcionando condições para que os órgãos se preparem para o atendimento a novas regras. Por meio da resolução normativa, o TCE definiu as regras para remessa de informações via internet pelas unidades gestoras, por meio do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas.

A 3ª versão da “Consolidação de Entendimentos Técnicos – Decisões em Consultas, também foi aprovada. O conteúdo desse documento abrange o caráter normativo das deliberações proferidas em processos de consultas formuladas ao Tribunal de Contas.

O Tribunal de Contas também alterou o Regimento Interno atualizando a classificação das irregularidades para apreciação e julgamento das contas anuais de governo e de gestão a partir da competência 2010. Essa normativa também estabelece a gradação de valores para a imputação de multas aos responsáveis e dá outras providências.

A atualização dos resultados de políticas públicas nas áreas da educação e da saúde do Estado e dos municípios também foi feita por meio de Resolução Normativa, a 19/2010. Esse trabalho realizado pelo Tribunal consiste em divulgar os resultados das políticas públicas aos gestores e à sociedade em geral, visando a melhoria da qualidade do gasto público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE