PUBLICIDADE

TCE manda prefeitura suspender pagamentos a empresa em MT

PUBLICIDADE

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Henrique Lima, da 3ª relatoria, expediu duas medidas cautelares referentes a irregularidades em obras na cidade de Rondonópolis, hoje. Ele determnou ao prefeito Percival Muniz que se abstenha de efetuar qualquer pagamento à Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), responsável pelos serviços executados na rotatória da rodovia MT 270 (que liga Rondonópolis a Guiratinga) e em diversas rotatórias da cidade.

O relator também determina a intimação do ex-prefeito, Ananias Martins de Souza Filho, do ex-secretário municipal de Infraestrutura, Ronaldo Sendy Uramoto e da ex-presidente da Coder, Mara Gleibe Ribeiro Clara da Fonseca, para que cumpram de imediato a decisão e, no prazo de 15 dias, apresentem suas respectivas defesas, além de recomendar à Câmara de Vereadores, que, durante a apreciação da Lei Orçamentária Anual, não sejam autorizadas dotações para novas obras, sem que estejam assegurados recursos para a conclusão destas obras.

Em seu relatório, o conselheiro aponta as falhas encontradas pela equipe de auditoria da Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia Secex na execução dos serviços: obra executada sem a realização de processo licitatório; sem ordem de serviço para a
empresa contratada e sem acompanhamento de um profissional de engenharia. Também foi detectado a inexistência de empenho prévio para execução da obra. As irregularidades foram encontradas tanto na rotatória da rodovia MT 270 como nas rotatórias do Horto Florestal, na avenida Bandeirantes com a rua Paraíba(Jardim Marialva) e na mesma avenida com a rua Vicente de Abreu. A liminar também inclui as obras nas rotatórias da rua José Pinto com a rua Rio Grande do Sul e no cruzamento com a rua Piauí.

"Tais irregularidades justificam a adoção de medida cautelar, impedindo o pagamento de serviços que deverão ser refeitos, de modo a impedir desperdício de recursos públicos", afirma o conselheiro, no relatório. As duas liminares 197041/2012 e 196339/2012 estão publicadas no Diário Oficial Eletrônico do TCE-MT no portal do Tribunal e no Diário Oficial do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega 595 novas casas de programa habitacional em MT

Mais 595 novas casas foram entregues pelo governo de...

Norte Show 2026 em Sinop é lançada em Brasília e prestigiada por lideranças

Foi lançada oficialmente, ontem à noite, em Brasília, na...
PUBLICIDADE