sábado, 8/novembro/2025
PUBLICIDADE

TCE libera obras em aeroporto de Rondonópolis mas sem novo pagamento

PUBLICIDADE

A empreiteira responsável pelas obras de ampliação e pavimentação do Aeroporto de Rondonópolis pode continuar a executar os serviços, especificamente aqueles que foram medidos e pagos indevidamente. Porém, nenhum novo pagamento poderá ser liberado pelo Governo do Estado até o julgamento do mérito de representação acatada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso para apurar irregularidades na contratação e realização das obras.

Essa foi a resposta do conselheiro Antonio Joaquim, relator do processo, para consulta feita pelo secretário de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana, Cinésio Nunes de Oliveira, sobre retomada das obras. "Valorando essa circunstância específica (execução de serviços não realizados e já pagos), declaro que não há nenhum óbice para o início das obras pela contratada", informou o conselheiro.

No dia 29 de setembro de 2014 o TCE homologou medida cautelar do conselheiro Antonio Joaquim, suspendendo as obras de pavimentação, drenagem e ampliação do Aeroporto de Rondonópolis por constatar irregularidades como sobrepreço em planilha de custos no valor de R$ 6, 6 milhões, superfaturamento decorrente de serviços medidos e não executados, no montante de 3.912.531,80 e falhas na execução de serviços de pavimentação, drenagem, obras complementares e equipamentos

A decisão tomou por base representação interna apresentada pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia (Secex-Obras), que após auditoria in loco apontou as irregularidades. Na decisão, o conselheiro afirmou que "as evidências apuradas levaram à conclusão preliminar de ocorrência de irregularidades gravíssimas como sobrepreço e má gerência dos recursos públicos".

O secretário Cinésio, o chefe da Gerência Aeroportuária e Hidroviária José Carlos Ferreira da Silva, o representante da empresa Ersercon Marcílio Ferreira Kerche e os engenheiros fiscais de obras Esmeraldo Teodoro de Melo e Pedro Maurício Mazzaro foram notificados a apresentar defesa – atualmente, em fase de análise pela Secex-Obras.

A informação é da assessoria do TCE.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE