PUBLICIDADE

TCE lança novo módulo detalhando mais de 3 mil obras paradas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Thiago Bergamasco)

O Tribunal de Contas de Mato Grosso lançou, esta manhã, o Radar Obras Paralisadas, que é um módulo no Sistema Radar de Controle Público e apresenta diagnóstico das mais de 3 mil obras paralisadas no Estado, com detalhes, valores gastos, tempo de paralisação e, inclusive, um “TOP 20” sobre os empreendimentos.

O presidente do TCE, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, explicou que o novo módulo democratiza as informações de forma dinâmica, ágil, contínua e transparente. “Nosso objetivo, que vem sendo regra nessa gestão, é auxiliar os gestores públicos, o Poder Executivo e o Poder Legislativo, de forma objetiva, na discussão, apreciação e aprovação das leis orçamentárias. Dessa forma, somando esforços em prol do desenvolvimento, o Tribunal de Contas cumpre sua missão de promover o controle externo e contribui para a melhoria dos serviços prestados e da qualidade de vida da população”, declarou o presidente.

Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal e gerenciado pela secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura, o módulo utiliza informações do banco de dados do Sistema GEO-OBRAS do tribunal, que são declaratórias e cadastradas pelas próprias unidades gestoras responsáveis pelo empreendimento, nas diversas fases do processo, quais sejam planejamento, licitação, contrato e execução da obra.

O secretário de controle externo de Obras e Infraestrutura do TCE, Emerson Augusto de Campos, detalhou   como foi a idealização do módulo e exemplificou que uma obra paralisada significa a perda de serviços já executados, a imobilização do capital investido e a inexistência de retorno econômico e social para a população. “A preocupação do Tribunal de Contas vem sendo de agregar valor à administração pública, buscando contribuir de forma efetiva para o aprimoramento da gestão. No que tange as obras públicas, o Plano Anual de Trabalho do tribunal estabeleceu a necessidade de enfrentar esse problema por meio de um processo de levantamento, sendo que, no decorrer desse trabalho, a equipe técnica percebeu que a situação das é muito dinâmica e nada melhor do que o aprimoramento do Sistema Radar para que tenhamos acesso ao arcabouço dessas obras para a tomada de decisões”, disse.

A informação é da assessoria do TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-governador de Mato Grosso diz que aliados levaram “nocaute” com prisão de Bolsonaro

Presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em...

Lançada licitação para construir túnel em rodovia entre Cuiabá e Chapada; R$ 54 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Governo de MT paga servidores e injeta mais de R$ 800 milhões na economia

Os servidores públicos do governo de Mato Grosso recebem...
PUBLICIDADE