O Tribunal de Contas de Mato Grosso está fazendo, neste momento, sessão plenária e amanhã está prevista outra. Em ambas vão ser julgados 190 processos relacionados às contas anuais de 2008, representações, tomadas de contas e atos aposentatórios. Hoje começaram a ser analisadas 41 contas de gestão do exercício de 2008 de câmaras de vereadores, fundos previdenciários, autarquias e secretarias municipais e estaduais. Do município de Cuiabá, o TCE julga a execução financeira das secretarias de Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Turismo, como também as contas da Saúde.
Também serão apreciados atos de gestão praticados em 2008 de 13 câmaras de vereadores e 13 fundos previdenciários. Entre eles, os institutos de Previdência Social de Cuiabá e Várzea Grande. Além dos balanços de 2008, o tribunal delibera sobre tomadas de contas, um projeto de resolução e 98 processos de aposentadorias e pensões.
Já na sessão extraordinária de amanhã, serão deliberados 49 processos relacionados às prefeituras do Estado. O Pleno vai emitir parecer sobre 18 contas de Governo e julgar em definitivo 27 contas de Gestão. Está previsto o julgamento das prefeituras de Campo Verde, Cáceres, Água Boa, Itaúba, entre outras.
Este ano, o pleno já deliberou 2,9 mil processos em 41 sessões.