O Tribunal de Contas do Estado (TCE) inicia amanhã, a votação das contas das prefeituras relativas a 2006. O primeiro prefeito a ter suas contas apreciadas pelo Tribunal Pleno será o de Alto Garças, Cezalpino Mendes Teixeira Junior, em processo relatado pelo conselheiro Valter Albano, que foram votadas no ano passado e receberam parecer prévio favorável com recomendações. Naquele exercício o relator foi Ary Leite de Campos.
Na sessão, Albano também colocará em votação as contas de 2006 da câmara do mesmo município. O conselheiro Júlio Campos também levará ao plenário seu primeiro processo de 2006, referente às contas anuais da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM.
O pleno julgará, ainda, as contas anuais da Câmara de Feliz Natal, relatadas pelo conselheiro Antonio Joaquim. As câmaras de Figueirópolis D´Oeste e Jauru, relatadas por ele, foram as primeiras contas de 2006 apreciadas em 2007. Ambas foram julgadas na sessão ordinária do último dia 15.
O presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, atribui a celeridade na conclusão dos processos ao planejamento estratégico e, principalmente, ao modelo de auditoria implantado em 2006. Através do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas, que exige dos órgãos a remessa de informações mensais o Tribunal acompanha os atos de gestão dentro do próprio exercício. Esse acompanhamento facilita a análise das contas as e decisão por parte dos conselheiros, afirma Novelli.