Política

TCE faz primeira sessão na próxima 2ª feira e julgará 38 processos

O pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso fará, na próxima segunda-feira (17), a primeira sessão ordinária e julgará 38 processos – contas de Governo e de Gestão, medidas cautelares, auditorias de conformidade, representações de natureza interna e externa, consultas, recursos ordinários e recursos de agravo. O presidente, conselheiro Guilherme Maluf, expôs que, embora as sessões comecem na próxima semana, desde janeiro os conselheiros e o todo o corpo funcional do TCE têm desenvolvido suas funções e dedicado ao planejamento de atividades para o ano. “Agora, com as equipes formadas e estruturadas, podemos dar início aos julgamentos, que junto a fiscalização, são a principal atividade da corte de contas. Nessa primeira sessão, concentramos a pauta nas cautelares e nas 20 contas municipais que faltaram ser analisadas no ano passado”.

Na primeira reunião do colegiado do TCE, esta semana, foram aprovadas ações para o controle externo a órgãos públicos. “Isso é regimental. Já foram sabatinados e aprovados, o secretário-geral de Controle Externo (Segecex) e os responsáveis por suas respectivas secretarias (Secex) e esse é um passo muito importante para o tribunal”.

O TCE-MT publicou 33 edições do Diário Oficial de Contas, com requerimentos, atos administrativos da Presidência, editais de citação e notificação, julgamentos singulares, resoluções normativas. Os atendimentos aos cidadãos e aos fiscalizados, por meio da ouvidoria, também estão sendo realizados normalmente desde janeiro e, na semana passada, as equipes do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) concluíram a coleta dos resultados alcançados pelos 23 municípios que aderiram ao programa.

Só Notícias (foto: Thiago Bergamasco/arquivo)