PUBLICIDADE

TCE faz em Alta Floresta e Guarantã ação de "incentivo ao acesso à informação"

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso promove amanhã e 3ª feira o evento "Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã" nos municípios de Alta Floresta e Guarantã do Norte, respectivamente. As discussões são voltadas a representantes dos conselhos municipais de políticas públicas, servidores públicos, gestores, ouvidores e controladores internos. O evento busca, por meio de um diálogo com a sociedade local, levar as demandas sociais para o Planejamento Estratégico e incentivar o controle social na fiscalização da administração pública. Tem início às 7h30min em Alta Floresta no Centro Cultural da Secretaria de Cultura e Juventude e em Guarantã do Norte será no Centro de eventos Cerrados.

O assessor de especial de apoio aos fiscalizados, Irapuan Noce Brasil explicou que o evento será realizado nos 12 municípios que aderiram ao PDI. Eles estão recebendo o apoio do TCE-MT na elaboração do Planejamento Estratégico que teve início em fevereiro deste ano. "O que tem de diferencial nos eventos são as oficinas voltadas à transparência na gestão pública e o estímulo ao exercício do controle social em parceria com o controle externo", afirmou.

Os 8 primeiros municípios que receberam as oficinas são os mesmos que aderiram ao PDI e têm recebido técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.

Nesta nova etapa, as ações serão voltadas aos outros doze municípios que estão iniciando as atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.

Os Conselhos de Políticas Públicas enquanto instrumento de controle social e participação democrática será o tema tratado pela secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo. "Nesse aspecto o TCE-MT está realizando ações inéditas no país quanto ao estímulo à participação social, pois chamar os conselhos é chamar a sociedade e dar voz às suas demandas", afirmou.

O Incentivo de Acesso à Informação será o tema da oficina ministrada pela secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Naíse Godoy de Campos Silva Freire. O foco será a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência.

Criada em 2002, a Ouvidoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso constitui um canal de comunicação da sociedade com o órgão de controle externo. "Vamos levar nossa experiência e orientar os gestores no cumprimento da legislação, criando as Ouvidorias nos municípios e estimulando a transparência por meio de ferramentas como o SIC e o Portal Transparência", disse a secretária.

Alta Floresta e Guarantã do Norte fazem parte dos 20 municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI e pela primeira vez estão desenvolvendo o Planejamento Estratégico. O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso, entre elas, a implantação do Planejamento Estratégico.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara de Nova Mutum reduz valor da verba indenizatória

Câmara Municipal de Nova Mutum aprovou, em sessão ordinária,...

MP destina R$ 2,2 milhões para implantar Corpo de Bombeiros em Paranatinga

O Ministério Público do Estado viabilizou R$ 2,2 milhões...

Nova Mutum cresce no índice de desenvolvimento de Assistência Social

O Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Assistência...
PUBLICIDADE