segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

TCE e UFMT desenvolvem ação pioneira em demandas sociais de Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Consenso foi o conceito norteador das atividades da oficina de “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã” do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) que reuniu participantes de Lucas do Rio Verde e Campo Verde. A capacitação, referente ao Projeto II do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), é realizada pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI). Com apoio de profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o trabalho se mostra pioneiro ao utilizar ferramentas avançadas de gestão privada para atender demandas públicas. 
 
O professor da instituição, Paulo Ramalho avalia que “estamos viabilizando o controle social por meio de ferramentas digitais, ajudando a ampliar a visão de gestão pública com cases de sucesso. Para nós, isso é importante para entendermos os novos mecanismos. Além de utilizar indicadores avançados, estamos participando do processo de construção de algo novo, algo que vai ficar para a história de Mato Grosso, mas que pode entrar para a história do Brasil”. 
 
O conteúdo abordado, de natureza técnica e operacional, é indispensável para a execução do Projeto II, uma vez que fornece meios para que os municípios identifiquem e apontem as suas respectivas demandas. Este espaço, classificado pela titular da Sai, Cassyra Vuolo, como “democracia digital”, cria uma nova forma de mobilização digital, utilizando a internet para mediar interesses e gerar valor público. 
 
Para ela, a colaboração é a chave para o sucesso quando o assunto é demanda digital. “O sistema colaborativo, a capacidade de fazer arranjos e multiplicar o trabalho permite que todas as forças e atores desse processo somem esforços para um único resultado, que é melhorar a qualidade do serviço público e aperfeiçoar o que já está bom. Se pudéssemos definir a oficina em uma palavra, seria consenso. Isso em prol da visão de médio e longo prazo que o cidadão gostaria”, afirmou. 
 
Na ocasião, o prefeito em exercício de Lucas do Rio Verde, Márcio Pandolfi, reforçou o papel destes canais de comunicação. “Por meio destes canais, estamos conseguindo presença ainda maior. É fundamental que as pessoas participem e principalmente opinem. Quanto maior a participação, mais as políticas públicas serão efetivas. Que possamos manter esse diálogo sempre aberto e a serviço da população”, disse. 
 
O prefeito de Campo Verde, por sua vez, ressaltou que o produto final da oficina traduz os anseios dos cidadãos e cidadãs. “Temos uma preocupação de longa data em manter essa peça orçamentária com base em um levantamento de demanda pautado pela voz de quem está na rua. Venho referendar a importância desta programação, que será traduzida em entrega à população.” 
 
Vale destacar que as oficinas se estendem até o mês de julho. Devido à pandemia de Covid-19 e em cumprimento à Portaria 042/2020 do TCE-MT, as oficinas estão sendo realizadas virtualmente pela plataforma Zoom. 
 
A proposta, que abrange representantes de todos os 21 municípios adesos ao programa, prioriza as demandas da população com foco nos conselhos de políticas públicas e representantes da sociedade civil organizada.  O trabalho ganha reforço científico com a atuação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que, graças a um convênio com o Tribunal, têm oferecido suporte aos participantes. 
 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso lidera investimentos per capita no Brasil; 253% acima da média

Mato Grosso se destacou como líder em investimentos per...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE