PUBLICIDADE

TCE determina demissão de diretoria de instituto de previdência em MT

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso decidiu determinar ao prefeito do município de Juruena que adote providências visando a demissão da diretora do Fundo de Previdência Social dos Servidores daquele município, Nair Backes Fontolan. A gestora teve as contas anuais de 2009 rejeitadas em julgamento realizado na sessão extraordinária realizada hoje.

O processo foi relatado pelo conselheiro Antonio Joaquim, que apontou a reincidência de falhas, a reprovação das contas anuais de 2007 e 2008 e, principalmente, o fato de o regime próprio de previdência social ter realizado despesas administrativas equivalente a 3.12% do valor total da remuneração, proventos e pensões dos segurados, uma irregularidade gravíssima, já que limite permitido é de 2% com essa despesa.

A gestão de Nair Fontolan foi considerada temerária, já que além da irregularidade gravíssima apontada pelo conselheiro, outras nove falhas encontradas são de natureza grave. “Somadas às irregularidades reincidentes, o Fundo ainda cometeu novas e graves impropriedades que demonstram ausência de cumprimento de normas legais e constitucionais, que, dada a sua importância, não podem ser infringidas”, assinalou o relator do processo.

Em algumas irregularidades apontadas em contas anuais anteriores, ainda conforme o relator, não foi constatada nenhuma postura do administrador ou responsável para que as recomendações fossem sanadas. A gestora Nair Backes Fontolan administra o Fundo de Previdência dos Servidores de Juruena desde 2004.

Por conta do rol de irregularidades, foi aprovado ainda multa de 340 UPF para a gestora pelo envio intempestivo de informações e documentos ao Tribunal de Contas, além de uma série de recomendações e determinações à Prefeitura e ao Fundo Previdenciário. Ainda conforme o voto do relator, será enviado cópia dos autos ao Ministério Público Estadual e para o Ministério da Previdência Social, para as providências cabíveis.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE