PUBLICIDADE

TCE determina auditoria para avaliar Unemat e sugere revisão de repasse do governo

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: Thiago Bergamasco/arquivo)

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a realização de uma auditoria para avaliar a situação da educação do Estado e o papel desempenhado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O anúncio foi feito durante a reunião de instalação da Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da Unemat de Rondonópolis, ontem, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), quando também sugeriu a revisão do percentual repassado pelo Governo do Estado ao setor.

Segundo Sérgio Ricardo, o trabalho vai dimensionar a importância da universidade para o desenvolvimento do Estado, além de fornecer informações que possam embasar futuras decisões políticas e orçamentárias. “Vou apresentar o resultado desse estudo para o governador. A Unemat tem que ser mais do que é hoje. É preciso que se rediscuta o percentual da Receita Corrente Líquida para a educação do Estado e para a Unemat.”

Durante a reunião, Sérgio Ricardo também destacou a necessidade de ampliar o orçamento destinado à Unemat e defendeu que a educação seja tratada como política de Estado. “Os governos sempre têm que ultrapassar, e muito, o investimento na educação, muito acima do que determina a lei. Porque, através da educação, das faculdades, você qualifica a população.”

A Frente foi criada a partir de requerimento do deputado Sebastião Rezende, que reforçou que a luta pela unidade própria no município já dura mais de duas décadas. Segundo ele, a cidade tem quase 300 mil habitantes e a região sudeste de Mato Grosso concentra cerca de 800 mil pessoas, o que justifica a urgência da demanda.

O líder do Movimento Pró-Campus, Daniel da Silva Gonçalves, ressaltou que a luta iniciou em 2003 e envolve, além da cidade, outros dez municípios da região Sul de Mato Grosso. “Nós temos uma demanda gigantesca. A Unemat é uma universidade de qualidade e a região Sul tem uma participação muito forte no orçamento e no PIB do estado, então é digna de ter esta universidade lá”, afirmou.

Daniel também elogiou o anúncio da auditoria, destacando a dificuldade de acesso a informações atualizadas sobre a gestão da universidade. “Se você olhar hoje no portal da Unemat, na transparência, as informações mais recentes são de 2021. Nós estamos em 2025. Queremos entender quanto custa um campus e como os recursos estão sendo aplicados”, completou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT responderá no Conselho de Ética acusado de ofender parlamentar do PSOL

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),...

Mauro Mendes compartilha com prefeitos em evento do TCE práticas de gestão; vídeo

O governador Mauro Mendes disse, hoje, para prefeitos, vice,...

Governo de Mato Grosso prevê crescimento na receita de 7% ano que vem

A secretaria de Fazenda detalhou, na segunda audiência pública...
PUBLICIDADE