PUBLICIDADE

TCE cede sistema de controle de obras públicas ao governo do Estado

PUBLICIDADE

O Sistema GeoObras do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que permite acompanhamento eletrônico do andamento de todas as etapas de obras e serviços de engenharia sob a responsabilidade dos órgãos públicos municipais, passará a ser utilizado pelo governo do Estado como instrumento de controle interno. A cessão do sistema foi anunciado hoje pelo presidente do órgão, conselheiro Valter Albano, durante a recepção feita ao governador Silval Barbosa para a entrega do Balanço Anual de 2010.

O conselheiro José Carlos Novelli foi encarregado pela interação da tecnologia com os órgãos estaduais, capitaneados pela Secretaria de Auditoria Geral do Estado (AGE). O GeoObras foi idealizado durante a gestão do conselheiro Antonio Joaquim, como ferramenta de controle externo e instrumento de controle social, pois todas as informações do sistema ficam disponíveis para a sociedade por meio do Módulo Cidadão. O sistema é utilizado pelos auditores do TCE na análise e confrontação de informações sobre obras e serviços de engenharia.

Os órgãos públicos são obrigados, sob pena de serem multados, de abastecerem o sistema com informações desde o lançamento de edital e serviços de engenharia, processo licitatório, início da obra ou serviço de engenharia, medições e pagamentos etc. Além de informações, os órgãos públicos devem inserir fotografias georeferenciadas das obras. "O governador e os secretários de Estado poderão acompanhar de seus gabinetes o andamento e a execução de qualquer obra estadual ou conveniada, em qualquer lugar do Estado. Isso facilitará a tomada de decisões ou resposta às demandas. O GeoObras facilita o comparativo entre o planejado e o executado".

O governador Silval Barbosa agradeceu a parceria com o Tribunal de Contas e destacou os avanços tecnológicos do TCE, que segundo ele também se sobressai nas capacitações oferecidas aos gestores públicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministra diz que estudos de ferrovia bioceânica cortando MT ficam prontos em menos de 2 anos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou...

Audiência pública discute melhorias no sistema penitenciário em Mato Grosso

A audiência pública para apresentação de propostas que irão...

Aprovado projeto de senadora de MT endurecendo penas para crimes sexuais contra vulneráveis

Durante a reunião desta quarta-feira, a Comissão de Constituição...

Ministro defende ferrovia Sinop-Miritituba mas diz que projeto dependerá de dinheiro público

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira...
PUBLICIDADE