PUBLICIDADE

TCE capacitará funcionários públicos para reforçar controle da gestão pública

PUBLICIDADE

Começa na segunda-feira, às 8 horas, na Escola Superior de Contas, a Semana da Jornada Técnica voltada para os profissionais das Secretarias de Controle Externo e da Coordenadoria de Controle de Obras e Serviços de Engenharia do Tribunal de Contas de Mato Grosso. A capacitação terá duração de cinco dias, com módulos focados no exercício do controle externo concomitante e anual. A determinação de promover a capacitação partiu do presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, que aprovou em sessão plenária a Decisão Administrativa nº. 06/2009, instituindo a Semana da Jornada Técnica entre os dias 21 e 25 de setembro. A intenção é fazer com que o Tribunal reforce sua atuação sobre os atos de gestão, prevenindo erros e coibindo a prática de irregularidades. “Os auditores vão trabalhar com relatórios quadrimestrais, que devem servir como uma preparação para o julgamento das contas anuais”, afirmou o presidente.

A semana de capacitação atende a meta do Plano Estratégico 2009 do Tribunal de Contas de manter em 100% a emissão dos relatórios do controle externo concomitante. Essa meta tem o objetivo de “coibir erros, fraudes e desvios nos atos de gestão dos administradores públicos”.

Auditores da Consultoria Técnica e das Secretarias de Controle Externo do órgão participaram de um curso de formação de instrutores de treinamento técnica para atuarem como multiplicadores de conhecimento durante a Semana da Jornada Técnica.

Métodos e técnicas de treinamento, processo de aprendizagem de adultos (andragogia), etapas e componentes de um planejamento didático eficaz e desenvolvimento da capacidade de comunicação foram alguns dos conteúdos repassados pela facilitadora Vera Lúcia Bartolo, do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDEMP).

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia com Licenciatura em Magistério e Administração Escolar, Vera Lúcia já ministrou esse mesmo curso a grandes empresas, como o Banco do Brasil, Petrobrás, Inmetro e Fundação Oswaldo Cruz, dentre outras

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE