PUBLICIDADE

TCE aprova contas de ex-prefeito de Cuiabá mesmo com irregularidades

PUBLICIDADE

As contas anuais governo da Prefeitura de Cuiabá, referente ao exercício de 2012 do ex-prefeito Chico Galindo, tiveram parecer prévio favorável à aprovação pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) durante sessão ordinária, hoje. A equipe técnica de auditoria apontou inicialmente quatro irregularidades na contas e, destas, duas de natureza gravíssima foram mantidas. A existência de déficit orçamentário e a descentralização dos créditos orçamentários são algumas. Em relação ao déficit, o conselheiro Antônio Joaquim entendeu que deveria ser flexibilizada diante do superávit constatado no orçamento da prefeitura. “Outro ponto positivo deve ser valorado, que refere-se à redução dos déficits financeiros durante o biênio de 2011/2012, registrado no balanço patrimonial de R$ 9.207.19,34 milhões”, destacou o conselheiro.

Também foi apontada falta de liberação de crédito orçamentário à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, para o empenho da contribuição patrimonial do INSS dos funcionários contratados, foi excluído o suposto ato ilegal, na medida em que não foi comprovada a inércia do agente político.

Na análise das políticas públicas nas áreas de saúde, educação e segurança, a Prefeitura de Cuiabá apresentou desempenho favorável. No índice de Educação, a capital apresentou índice 7,5, e na Saúde houve melhora no desempenho em relação ao ano de 2011;de 4,0 para 6,5. Em relação aos indicadores que apresentaram queda que se cumpra as recomendações e reverta os pontos negativos detectados. O desempenho das políticas de segurança pública apresentaram resultado ruim.

Quanto ao Índice de Gestão Fiscal (IGF), desenvolvido pelo TCE-MT o município apresentou índice de 0,47, abaixo da média estadual que é de 0,65. No ranking dos 141 municípios avaliados, Cuiabá figura em na 126ª posição. Na avaliação do conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, o desempenho das contas de governo de Cuiabá apresentou resultado global positivo. O parecer do Ministério Público de Contas analisa a questão do déficit orçamentário de Cuiabá à luz de uma perspectiva histórica.

No período em que a prefeitura ficou sob a gestão do ex-prefeito Francisco Galindo houve um resultado global positivo. “Houve uma evolução de resultados que com o tempo vem se adequando o orçamento com a necessidade do município””, afirmou. O conselheiro Valter Albano comentou o desempenho da gestão, considerada positiva em relação à recuperação orçamentária. “”Além dessa trajetória histórica que eu havia analisado, faço destaque ao esforço do prefeito Francisco Galindo na recuperação da condição fiscal da capital””, pontuou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE