sexta-feira, 19/abril/2024
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TCE abre auditoria para investigar locação de veículos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública

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Só Notícias (foto: Lenini Martins)

Do orçamento total da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em 2018, fixado em R$ 2,7 bilhões, cerca de R$ 93,3 milhões foram destinados para manutenção de serviços de transporte. Os gastos foram com locação, abastecimento e manutenção da frota de carros que atende unidades da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica. Ao todo, a Sesp manteve 13 contratos de locação de veículos para atender as demandas da pasta e que agora estão sendo objeto de uma auditoria de conformidade realizada pela Secretaria de Controle Externo de Educação e Segurança Pública do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com a assessoria, o foco da auditoria, conforme explicou a responsável, auditora pública externa Patrícia Leite Lozich, é verificar se está havendo uma gestão eficiente da frota da secretaria, “pois boa parte das ações realizadas, tanto pela Sesp como pelas unidades subordinadas, dependem de veículos operacionais”. Os trabalhos foram iniciados no final de 2018 e o relatório foi encaminhado ao relator das contas da Secretaria, conselheiro interino Luiz Henrique Lima.

O orçamento do Estado para a função de segurança pública, em 2018, foi de R$ 2,739 bilhões, sendo 86,45% destinados a despesas de pessoal, encargos sociais, juros e encargos da dívida. Restaram R$ 371 milhões para custeio e investimentos. Desse montante, R$ 93,3 milhões foram destinados à manutenção de serviços de transporte. O que já se verificou é que 1,1 mil veículos são alugados e estão rodando.

Ainda, foi identificado que, do total de veículos próprios da pasta que estão ativos, 9,6% possuem ano de fabricação 2016 ou mais recente, ou seja, da própria frota da Sesp, 90,4% foram fabricados antes de 2016. Do total de carros ativos – 2.169, 1.144 são locados, 867 são próprios, 144 sob cautela e 14 são cedidos de outros órgãos. Para a Polícia Militar são disponibilizados 1.139 carros, depois vem a Polícia Judiciária Civil, com 657 carros; o Corpo de Bombeiros, com 239 carros; a Sesp, com 73; e a Politec, com 61 carros.

Patrícia Leite explica que a auditoria está avaliando a regularidade da gestão da frota de veículos alugados da Sesp/MT, da gestão de manutenções preventivas e corretivas da frota de veículos próprios, bem como o efetivo cumprimento das cláusulas dos instrumentos referentes à locação da frota e manutenção das viaturas. Dos 13 contratos de locação, estão sendo inspecionados cinco contratos da Sesp/MT com empresas de locação e manutenção, que perfazem no total R$ 87,9 milhões, portanto de maior relevância. A previsão da Secex de Educação e Segurança Pública do TCE é que serão auditados ao todo um volume de recursos da Sesp de R$ 102 milhões.

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