Na busca de recursos para Mato Grosso, o governador Pedro Taques esteve com a ministra da Advocacia-Geral da União, Graci Maria Mendonça, ontem, para cobrar um posicionamento da União em relação aos US$ 90,2 milhões que foram depositados judicialmente por Mato Grosso em 1994 como caução de um contrato de renegociação de dívida.
De acordo com o governador Pedro Taques, a liberação seria possível já que a renegociação da dívida conta com outras garantias, como o Fundo de Exportação (FEX) e o Fundo de Participação dos Estados (FPE). Caso a liberação seja realizada, Mato Grosso receberia cerca de R$ 350 milhões.
O pedido de liberação desse montante já havia sido solicitado pelo governo de Mato Grosso em julho deste ano. Na reunião desta terça-feira, conforme o governador, a ministra apresentou como meio para um acordo com a União a utilização da câmara de conciliação.
A intenção do Estado, ressaltou Taques, é chegar a uma forma de compensação, um acordo para liberar esse valor depositado já que existem outras garantias para o mesmo objeto.