PUBLICIDADE

Taques veta emenda no MT Participações

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PDT) vetou parcialmente uma emenda no projeto de lei para aparelhar a MT Participações e Projetos S.A – MTPAR, objetivando consecução de seus objetivos, bem como lastro financeiro para oferecimento de garantias capazes de fomentar a geração de investimentos no Estado. Com ela, as secretarias de Estado seriam obrigadas de prestar contas relativas às parcerias público-privadas em dia e hora preestabelecidos perante a Comissão Permanente de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa.

Taques justicou em mensagem à presidência da Assembleia, que a emenda “invade a competência reservada ao Chefe do Poder Executivo para desencadear o devido processo legislativo, eis que, se sancionado, suas prescrições surtirão efeitos sobre as atribuições da Secretaria de Estado de Planejamento e sobre os outros órgãos a que se referir o indicador”. Por isso, frisou que “a proposição é inconstitucional, eis que avança em matéria reservada ao Chefe do Poder Executivo, e desse modo macula o Projeto com vício formal de iniciativa”.

A MT Participações foi criada com objetivo promover a geração de investimentos em Mato Grosso; colaborar, apoiar e viabilizar a operacionalização do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas sob as diretrizes do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas; comprar e vender participações acionárias, podendo constituir empresas com ou sem propósito específico, firmar parcerias e participar do capital de empresas públicas ou privadas; gerir os ativos patrimoniais e financeiros a ela transferidos pelo Estado, por meio da Administração Direta ou Indireta, ou que tenham sido adquiridos a qualquer título, entre outros.

Ela funcionaria como o BNDESPar, que emite debêntures (títulos mobiliários que garantem ao comprador uma renda fixa) para financiar projetos estratégicos, entre outros, mas isso não avançou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE